Amir Klink e Lars Grael viajam por rios de SP

Diário de S. Paulo - 24/4/2003

qui, 24/04/2003 - 9h48 | Do Portal do Governo

Marister Morais, especial para o Diário


Barco percorre a hidrovia Tietê-Paraná

O navegador Amir Klink e o velejador Lars Grael, medalha de ouro olímpica, começaram ontem uma viagem pelos rios Tietê e Paraná. O percurso vai de Barra Bonita (308 km de São Paulo) a Presidente Epitácio (675 km de São Paulo).

A viagem, que termina domingo e tem como objetivo divulgar o potencial turístico da hidrovia Tietê-Paraná, foi promovida pela prefeitura de Barra Bonita e por empresários ligados ao turismo no Interior.

O barco em que viajam, o Ana C, saiu de Três Rios, no município de Dois Córregos, onde se encontram os rios Turvo, Piracicaba e Tietê. “Acho inadmissível ter uma extensão navegável com essa qualidade de água, com essa paisagem, com esse potencial, completamente esquecida pelos municípios que fazem frente para a água”, afirmou Klink.

A embarcação fará paradas em vários municípios às margens dos rios Tietê e Paraná. “A idéia é mostrar que o Tietê não é só aquela sujeira que se vê em São Paulo. Aquilo é uma parte muito pequena e aqui é o verdadeiro Tietê”, afirmou o empresário Renan Ferro, dono do barco Ana C.

Grael, secretário de Juventude e Lazer do estado de São Paulo, diz que a região é propícia para os esportes náuticos. “É um mar de água limpa, uma área enorme para a prática de vela, remo e canoagem”, disse.

Ele pretende levar para a região, ainda este ano, o projeto Velejar, que é desenvolvido com crianças da rede pública de ensino. Barra Bonita será a primeira cidade ao longo da hidrovia a receber o projeto. “O objetivo é fomentar uma cultura náutica”, afirmou.

Para Klink, apesar do potencial turístico da hidrovia, os turistas ainda não apareceram porque não há atrativos, como competições esportivas, pois faltam equipamentos e infra-estrutura. “As poucas embarcações que exploram o turismo nos rios fazem isso por idealismo”, disse. (Agência Interior)