Amigo da Febem

Diário do Grande ABC - Terça-feira, 2 de dezembro de 2003

ter, 02/12/2003 - 9h48 | Do Portal do Governo

Primeiro Plano – Por Lucy Cardia, da Redação

A rede de lojas Mister Sheik – fast food de comida árabe com 80 lojas no país – é a primeira empresa a receber o selo Empresário Amigo da Febem, oferecido pelo governador Geraldo Alckmin. O motivo faz jus ao título: a partir de amanhã, nove lojas da rede receberão dez dos 100 jovens selecionados pela Febem, que iniciarão o treinamento de esfiheiros e poderão ganhar um emprego fixo, com salário compatível com o mercado de trabalho.

O projeto do Governo do Estado e da Febem foi idealizado para sensibilizar os empresários da necessidade de oferecer a oportunidade do primeiro emprego para os jovens recuperados, que necessitam de ajuda para serem inseridos novamente na sociedade na condição de trabalhadores honestos.

A Mister Sheik, que já possui o projeto social intitulado Sheik Cidadão, pretende formar 100 jovens esfiheiros, num treinamento com prazo de 60 dias e duração de 4 horas diárias. Durante este período, os jovens receberão ajuda de custo de R$ 240,00 por mês e, ao final do curso, poderão ser empregados nas nove lojas previamente selecionadas pela rede – Osasco, Taboão da Serra, Shopping Metrô Tatuapé, Shopping Metrô Santa Cruz, Guarulhos, Santana, Interlagos, Freguesia do Ó e Diadema.

Se efetivado, o salário pago pela empresa será de R$ 480,00 para trabalho em período integral. Os jovens selecionados para participarem desse projeto já cumpriram suas penas e têm idade mínima de 17 anos. Agora, estão sendo monitorados por juízes e assistentes sociais destinados para cada caso.

Para que ganhem a liberdade integral será necessária total dedicação ao aprendizado de esfiheiros, além da obrigatoriedade de estudar em escolas da rede pública.