Ambulatórios vão atender à noite

Diário de S. Paulo - São Paulo - Sexta-feira, 28 de janeiro de 2005

sex, 28/01/2005 - 8h40 | Do Portal do Governo

Consultas serão realizadas até as 20h e também aos sábados. Objetivo é reduzir tempo de espera, hoje de dois meses, para, no máximo, 15 dias

JAQUELINE FALCÃO

Os ambulatórios de especialidades médicas da rede estadual vão passar a funcionar à noite e aos sábados. O primeiro a entrar no novo modelo de funcionamento é o Ambulatório Geraldo Bourroul, o antigo PAM Consolação, da Rua Martins Fontes, no Centro de São Paulo, que será reinaugurado amanhã. O objetivo é reduzir o tempo de espera de consultas, em média dois meses, para no máximo 15 dias.

Hoje, os 17 ambulatórios do estado funcionam de segunda-feira até sexta-feira, das 7h às 17h. O novo horário será de segunda à sexta, das 7h às 20h, e aos sábados até às 17h. Segundo o secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, o atendimento noturno nesse ambulatório começa em 1º de março. ‘A demanda reprimida para consultas com especialistas é grande. Esperamos diminuir o tempo de espera para consulta. No próprio ambulatório o paciente também fará os exames’, disse Barradas.

O antigo PAM Consolação deverá atender 1.300 pessoas por dia e oferecerá atendimento em 15 especialidades, como cardiologia, gastroenterologia, endocrinologia e neurologia.

O novo ambulatório será gerenciado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo, dentro do modelo de Organizações Sociais de Saúde, que existe em 18 hospitais estaduais.

Na Zona Sul da Capital, a partir do dia 1º de março, dois ambulatórios ampliarão o horário de atendimento: Interlagos e o do Jardim dos Prados. ‘Os demais da cidade (seis) gradativamente serão adaptados ao novo modelo de funcionamento. Primeiro, eles precisam passar por reformas e receber os novos equipamentos para exames’, prometeu o secretário.