Amanhã, inscrições para supletivo

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 1º de fevereiro de 2005

ter, 01/02/2005 - 9h29 | Do Portal do Governo

Vão até o dia 28 as inscrições para o supletivo de fim de semana destinado a jovens de 18 a 29 anos. São 30 mil vagas em todo o Estado e o curso é dividido em três módulos de seis meses cada que permitem obter diploma do ensino médio

DANIELA TÓFOLI

As inscrições para o Projeto Escola da Juventude, um supletivo de ensino médio com aulas apenas aos fins de semana destinado a jovens e adultos entre 18 e 29 anos, começam amanhã, mas até o fim da tarde de ontem a secretaria estadual da Educação ainda não havia divulgado a relação das 300 escolas que farão parte do programa.

Por enquanto, os interessados deverão se cadastrar na diretoria de ensino da região onde moram. Para saber o endereço, é preciso ligar para o 0800-7700012. A secretaria promete divulgar o nome das escolas até o fim da semana.

A Escola da Juventude vai começar com 30 mil vagas em todo o Estado, sendo 100 por colégio, mas o secretário estadual da Educação, Gabriel Chalita, garante que se houver mais inscrições todos serão atendidos. Na Capital, estão previstas 13.800 vagas, 5.200 apenas na Zona Leste. Na Grande São Paulo e no ABCD são 7.500; no Interior, 8.500; e no Litoral, 200.

Os interessados em fazer o curso, que é gratuito, devem ter concluído o ensino fundamental e se inscrever até o dia 28 de fevereiro. É preciso levar um documento de identidade original e o histórico escolar. O início das aulas está previsto para 5 de março.

O projeto foi idealizado porque a secretaria percebeu que muitos jovens abandonavam a escola por não conseguir cursar nem o período noturno.

‘Tem gente que trabalha até tarde e não consegue chegar na escola para o supletivo da noite. Daí a necessidade de se oferecer o curso aos sábados e domingos’, afirma Chalita. ‘Agora ninguém mais terá desculpa para não estudar.’

Lançada oficialmente no domingo pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário, a Escola da Juventude pretende formar os estudantes em um ano e meio e ainda fazê-los participar da inclusão digital.

Para isso, o curso será dividido em três tipos de atividades: as curriculares presenciais, que são aulas das disciplinas tradicionais aos sábados e domingos; as de inclusão digital, que também ocorrerão aos fins de semana durante pelo menos uma hora e meia; e as individuais, para serem feitas durante a semana.

Orientador e monitor

Na sala de aula, o aluno contará com um orientador de estudos e, na sala ambiente de informática, com um monitor para auxiliá-lo a tirar suas dúvidas. As disciplinas formais, como geografia, química, matemática, serão lecionadas por estudantes do último ano da graduação de cursos que tenham licenciatura.

O supletivo será realizado em três módulos (cada um com duração de seis meses) e o aluno terá flexibilidade para freqüentá-lo segundo seu tempo livre.

A avaliação será contínua, com provas bimestrais, e um exame para a conclusão do módulo no fim do semestre. O diploma do ensino médio será concedido após a aprovação em todos os módulos.