Amanhã é dia de vacinar as crianças

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 20 de agosto de 2004

sex, 20/08/2004 - 9h04 | Do Portal do Governo

Trata-se da segunda dose da vacina contra poliomielite. Além disso, as crianças serão vacinadas também contra sarampo

As crianças que foram vacinadas na primeira fase da Campanha de Vacinação contra a poliomielite (paralisia infantil), realizada em junho, devem voltar aos postos para receber a segunda dose. A campanha começa amanhã e segue até 3 de setembro em mais de 14 mil postos espalhados por todo o Estado. A vacina é gratuita e deve ser aplicada em todas as crianças com menos de 5 anos.

O Zé Gotinha – personagem símbolo da campanha – vai circular hoje por bairros da Zona Leste, a partir das 10h. Ele vai anunciar a importância da vacinação desfilando numa viatura do Corpo de Bombeiros. A segunda fase da campanha terá também postos nos Terminais Rodoviários Tietê e Barra Funda. No primeiro dia da vacinação, das 10h às 12h, o personagem estará presente no Tietê para recepcionar as crianças.

Além de serem imunizadas contra a paralisia infantil, a novidade neste ano é que as crianças de 1 até 5 anos também serão vacinadas contra o sarampo. A meta para imunização contra a poliomielite, como nos anos anteriores, é de atingir 95% dos 3,1 milhões de crianças com até 5 anos. Contra o sarampo, a vacinação também pretende chegar a 95% de adesão, o que representa 2,6 milhões de crianças.

‘Esperamos que todos os pais levem seus filhos aos postos de saúde a partir de amanhã’, afirmou o secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Desde 2000 não é registrado nenhum caso de sarampo contraído no Estado de São Paulo. Os casos ocorridos em 2001 e 2002, um em cada ano, foram importados do Japão. Já em 2003 não houve nenhuma ocorrência da doença nos municípios paulistas. Já a paralisia infantil está sem caso em São Paulo desde 1988 e, no Brasil, desde 1989. No entanto, como o vírus da poliomielite ainda circula em países da África e da Ásia, é fundamental que todas as crianças menores de 5 anos sejam imunizadas anualmente com as duas gotas da Sabin.