Alunos vão aprender a comer direito

Jornal da Tarde - Segunda-feira, 12 de maio de 2008

seg, 12/05/2008 - 11h02 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Entre as aulas de português e matemática, os alunos das escolas estaduais, a partir de hoje, também vão aprender a comer. Criada pela Secretaria de Estado da Educação, é a semana da boa alimentação, que se estende até a próxima sexta-feira. No total, são 5 milhões de estudantes que vão receber as orientações de profissionais.

A participação é opcional mas as pesquisas mostram que as crianças e adolescentes têm tirado nota baixa quando a matéria é escolher os alimentos. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), por exemplo, identificou que, de cada 100 pessoas entre 12 e 19 anos, apenas três têm uma alimentação saudável (foram ouvidos 1,5 mil).

Os alunos foram “reprovados” pelos médicos porque confessaram não comer frutas, legumes e verduras (60% disseram não ter este hábitos). Já o cardápio dos mesmos é recheado por doces e frituras – alimentos que podem provocar doenças cardiovasculares.

O programa da Prefeitura Aprendendo com Saúde, que avalia a saúde dos alunos de escolas municipais, já identificou que 5% das crianças do ensino infantil estão acima do peso considerado ideal.