Alunos ganham bike escolar

Jornal da Tarde - Sexta-feira, 7 de março de 2008

sex, 07/03/2008 - 11h32 | Do Portal do Governo

Jornal da Tarde

Estudantes da rede estadual, que moram na zona rural e distantes dos pontos de parada dos ônibus escolares de Redenção da Serra, a 165 km da Capital, ganharam 25 bicicletas ontem para não ter de fazer esse percurso a pé. Muitos residem a até 4 quilômetros do ponto de ônibus mais próximo e a até 22 quilômetros da escola. O ônibus não chega à casa de todos os alunos, de 11 a 15 anos, por causa do relevo do terreno e das estradas de terra, que ficam intransitáveis quando chove.

A iniciativa, que partiu do Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado, apesar de elogiada, causou polêmica.

A entrega faz parte do programa Pedalando e Aprendendo. Ontem a primeira-dama Monica Serra participou da entrega de 25 bicicletas aos alunos da Escola Estadual Coronel Queiroz. Outras 125 devem ser entregues até a próxima semana, segundo o diretor Edson Matos. Dos seus 624 estudantes , 380 moram na zona rural. Eles usam ônibus escolar para chegar ao colégio. Mas uma parte deles, que estuda no período da manhã, ficou 20 dias sem transporte e chegou a perder alguns dos primeiros dias de aula.

‘Esse problema começou logo no primeiro dia de aula. Umas cinco pessoas da minha classe vieram de bicicleta’, contou o estudante Alexandre Xavier, 15 anos.

Segundo outros alunos, tirar o transporte público seria uma forma de obrigar os alunos da área rural a estudarem à noite. ‘Mas eu não quero mudar de horário, porque sempre estudei de manhã e o ensino é muito bom’, disse outra aluna, que não quis se identificar.

Segundo a prefeita de Redenção da Serra, Edilene Gonçalves Dias Pereira (PSDB), houve um problema de comunicação entre a direção da escola e a prefeitura, por conta da abertura de turmas do ensino médio no período da manhã. ‘Mas o problema atingiu só 20 alunos.’

O receio das mães, estudantes e da comunidade é que a prefeitura suspenda o ônibus aos alunos que têm bicicleta. Além disso, reclamam das más condições das estradas e dizem temer que ocorram acidentes nas rodovias, que dão acesso ao centro da cidade. ‘Tem muito acidente na estrada, imagina incentivar a criança a ir para a escola de bicicleta’, disse uma mãe.

A prefeita negou que o município tenha intenção de substituir os ônibus por bicicletas. ‘De jeito nenhum, porque a bicicleta é um complemento para virem da casa deles até o ponto de ônibus. Eles vão deixar (a bicicleta) num armazém ou em casa de amigos’, disse.

Considerada uma das cidades mais pobres do Estado, Redenção da Serra está encravada entre a Serra do Mar e Taubaté, no Vale do Paraíba. Além do terreno acidentado, muitas das ruas são de terra e a estrada, que liga os dois municípios, tem muitos trechos sem acostamento.

‘Minha preocupação é com a segurança dessas crianças’, disse a vereadora Terezinha Fátima da Silva Oliveira (PT). A prefeita garante que solicitará uma ciclovia na estrada.

COMO FUNCIONA O PROJETO

Pedalando e Aprendendo será levado aos 20 municípios mais pobres do Estado e que tenham até 5 mil habitantes

A proposta é doar, por meio de parcerias com a iniciativa privada, bicicletas para alunos de 11 a 14 anos, que residam a mais de 3 km de distância da escola

Para os alunos entre 14 e 17 anos, o projeto prevê a formação profissional, com oficinas sobre montagem de bicicletas

São Calois, aro 26, com 21 marchas. Custam em média R$ 299

MINIENTREVISTA COM MONICA SERRA PRIMEIRA-DAMA DO ESTADO DE SÃO PAULO

Gostaria que a senhora comentasse a questão topográfica irregular da cidade. Vê algum problema?

Tudo foi antecipado e pensado. É por isso que as bicicletas têm marchas. São 21 marchas, que dá para subir até morro escarpado.

Essas bicicletas são só para os alunos que moram na área rural? Eles vão usá-las como meio de transporte até a escola?

São crianças que moram na zona rural a mais de 3 km. A criança a quem simbolicamente entreguei a primeira bicicleta mora a 18 km da escola. Ele deve andar uns 4 km só para pegar a condução que o município oferece, que tem uma rota determinada, mas não entra, não vai à casa de cada criança. Então quem mora em fazenda, tem que chegar até a porteira para poder tomar a condução.

Mas os ônibus têm espaço para transportar as bicicletas?

Eu não tenho esse detalhe, mas pode perguntar ao diretor. Os critérios para receber as bicicletas são famílias que ganhem até um salário mínimo.

Na chuva, como ficaria essa situação? Talvez os alunos ainda dependam do ônibus para não se molhar no trajeto até a escola…

Com tempo bom ou ruim, se comportar a bicicleta dentro do ônibus, a criança pode vir, não vejo problema nisso. Inclusive preserva também (a bike). A ssim, a bicicleta vai durar muito mais tempo.