Alunos da USP emplacam programa no Multishow

Folha de São Paulo Para eles, a era pré-YouTube é chamada de “antigamente”. Foi por meio do site de vídeos, criado em 2006, que sete alunos da Escola de Comunicações […]

sáb, 12/04/2008 - 14h57 | Do Portal do Governo

Folha de São Paulo

Para eles, a era pré-YouTube é chamada de “antigamente”. Foi por meio do site de vídeos, criado em 2006, que sete alunos da Escola de Comunicações e Artes da USP emplacaram seus nomes no mercado de trabalho e foram convidados a criar um programa sobre o beijo para o canal pago Multishow -a ser exibido amanhã, às 19h.

“Antigamente, um estudante tinha que fazer um curta-metragem, inscrever em festivais e, dependendo do desempenho, conseguia aparecer. Hoje, com o YouTube, é mais fácil”, afirma João Henrique Crema, 24, membro do grupo da USP.

Tudo começou com um trabalho de faculdade, a refilmagem de uma cena de “Matrix” na Cidade Universitária. No YouTube, o vídeo “Matrix – Baixo Orçamento” fez sucesso e chamou a atenção da produtora Maria Bonita, fornecedora de conteúdo para a TV. “Antigamente, fazer um vídeo era mais complicado e caro. Muitas vezes era necessário comprar película, alugar equipamentos. Hoje bastam câmera digital e computador. Claro que é preciso ter a idéia, mas a produção é mais simples”, diz Crema.

Os universitários têm entre 19 e 24 anos e estão no terceiro ano do curso de audiovisual. “Antigamente existiam os cursos de cinema e o de rádio e TV.

Hoje está tudo reunido no de audiovisual”, diz Crema, sobre a graduação criada em 2000.

Dudu Venturi, sócio da Maria Bonita, conta ter chamado os universitários para “formar um laboratório experimental” em busca de “uma linguagem diferente”. Batizado de Os Cromossomos, o grupo criou o especial do Multishow. Para auxiliar os estudantes, a produtora escalou o diretor José Vicente de Castro, que tem 25 anos e nunca fez faculdade. Pelo programa do beijo, dá para ver que rolou uma química entre eles.

O DIA DO BEIJO Quando: amanhã, às 19h

Onde: no Multishow