Alunos da rede pública ganham ingresso para filmes brasileiros

EPTV Campinas

seg, 23/03/2009 - 11h42 | Do Portal do Governo

Projeto estadual incentiva cultura e ajuda cinemas

Oitenta mil alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo estão recebendo, durante este mês de março, ingressos para filmes nacionais. O projeto, que já existe há dois anos, foi retomado em 19 cidades paulistas. Além de agradar os fãs de cinema, o projeto tem ajudado a manter salas do interior, que há anos vêm enfrentando problemas.

De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura, o projeto tem foco nos alunos da rede pública, mas os ingressos podem ser doados também para outros grupos, como o da terceira idade. Para isso, é necessário o intermédio de entidades assistenciais.

Em São Carlos, o movimento em um dos cinemas aumentou 30% com o projeto. “Temos um público de 50 a 60 pessoas nas sessões da tarde. À noite, este número dobra”, diz o empresário Pedro Luiz Casella.

Crise

Em 2008, pelo menos nove cinemas encerraram suas atividades no Estado. O número pode ser maior porque a Agência Nacional de Cinema (Ancine) não tem o controle das salas que fecham.

Foi o caso do cinema de São José do Rio Pardo, na região Central, que fechou após 70 anos de atividades. Em Espírito Santo do Pinhal, nem a ajuda da Secretaria de Cultura do município foi o suficiente para manter o cinema aberto.

Em contrapartida, Brotas teve o seu cinema, que estava fechado há 20 anos, totalmente reformado e modernizado. O investimento foi feito pelo cantor Daniel, que acredita estar criando um ponto cultural para a população da cidade. “Com a estrutura que montamos aqui de iluminação e som, é possível que a sala tenha condições de receber uma peça de teatro ou um show”, diz.