Alunos da rede estadual voltam a ter boletim

Agora São Paulo - Quinta-feira, 27 de setembro de 2007

qui, 27/09/2007 - 11h48 | Do Portal do Governo

Agora São Paulo

Os alunos da rede estadual de ensino passarão a receber, a partir de outubro, um boletim com notas e número de faltas. O comunicado não era entregue de forma oficial aos alunos há mais de 20 anos.

O boletim será entregue aos alunos a cada dois meses. Os estudantes terão de dá-lo aos pais, que assinam o comunicado. O canhoto do boletim, então, é devolvido à escola. O anúncio foi feito ontem pelo governador José Serra (PSDB), acompanhado da secretária estadual da Educação, Maria Helena de Castro.

A iniciativa da Secretaria Estadual da Educação, que custará R$ 1 milhão por ano, é para que os pais possam acompanhar o desempenho dos filhos. “Estamos recuperando esse importante instrumento, que vai ajudar na melhoria da qualidade do ensino”, disse a secretária.

Os alunos maiores de 18 anos receberão diretamente os seus boletins, sem a necessidade da assinatura dos pais. Para imprimi-los, a secretaria irá implantar de duas a quatro impressoras laser em cada uma das 94 diretorias de ensino, que repassarão os boletins às escolas.

As notas irão variar de 0 a 10 e não poderão mais ser “quebradas”. As escolas que avaliam os alunos com conceitos A, B, C, D e E terão de mudar para números.

Os alunos da 1ª e 2ª séries do ensino fundamental receberão os boletins apenas com as notas de português e matemática. As disciplinas de ciências e estudos sociais continuarão a existir, mas estarão inclusas nas avaliações de português e matemática.

O boletim que será entregue em outubro conterá as notas de agosto e setembro e também as do primeiro e do segundo bimestres. Desde o semestre passado, todos os estudantes da rede estadual já têm acesso as suas notas pela internet, digitando o número do registro acadêmico. “Com o boletim, o acompanhamento dos pais aumentará”, explicou Serra.