Alunos aprovam USP Leste em quase tudo

O Estado de S. Paulo - Quinta-feira, 28 de julho de 2005

qui, 28/07/2005 - 9h47 | Do Portal do Governo

Pesquisa foi feita nos meses de abril e junho e tabulada pela Fuvest

Renata Cafardo

As primeiras avaliações de satisfação feitas com alunos do novo campus da Universidade de São Paulo (USP), na zona leste da capital, mostram aprovação de quase todos os itens questionados. As atividades acadêmicas tiveram nota 3,6, numa escala que vai de 1 a 5. O espaço físico e algumas disciplinas do chamado ciclo básico, em que os estudantes têm uma formação geral independentemente do curso, receberam conceitos próximos ou maiores do que 4.

As pesquisas foram realizadas pela coordenação da USP Leste em abril e em junho e tabuladas pela Fuvest. Elas fazem parte de um processo contínuo de avaliação. A primeira delas foi respondida por 820 dos 1.020 alunos do novo campus e a segunda, por 620. Ontem, professores e estudantes se reuniram para analisar os dados.

O aluno do curso de Lazer e Turismo José Valdemir Fonseca conta que teve dúvidas sobre cursar a USP Leste ou a Universidade Estadual Paulista (Unesp), na qual também havia sido aprovado. ‘Nada começa funcionando perfeitamente.’ Hoje, diz que não se arrepende da escolha, principalmente por causa do projeto acadêmico, que inclui introdução à iniciação científica para todos.

A disciplina é chamada de Resolução de Problemas e foi uma das mais bem avaliadas na pesquisa, com 4,06 de nota em abril e 4 em junho. O projeto do grupo de Fonseca era o de pesquisar melhorias em lazer e turismo para o Parque Ecológico do Tietê, vizinho ao campus.

‘Existe uma ansiedade dos alunos em tratar logo dos assuntos sobre o curso que escolheram, mas depois eles acabam gostando das disciplinas básicas’, diz Maria Cristina Toledo, coordenadora de Ciências da Natureza, obrigatória para todos os cursos, assim como uma relacionada à análise de dados e outra sobre cultura e cidadania. Não há ciclo básico na maioria dos cursos da USP. O novo campus oferece dez cursos, todos inéditos, em Gerontologia, Marketing e Sistemas de Informação, entre outros.

DISCIPLINAS NA INTERNET

As piores avaliações apareceram na questão relacionada à integração das disciplinas do ciclo básico, com 3,06 em abril e 2,73 em junho. Segundo o coordenador Ulisses Araújo, é preciso desenvolver melhor o conceito de interdisciplinaridade com os professores. Araújo também pretende insistir que eles coloquem os programas de suas disciplinas na internet, facilitando a discussão. O programa que permite isso, o Cursos On Line (COL), teve a pior nota (1,98) na pesquisa de abril. Aumentou em junho, quando todos se acostumaram à tecnologia: ficou com nota 3,02.

A avaliação da biblioteca também cresceu, passando de 3,05 para 3,37. ‘Quase não havia livros no início e não podíamos pedir obras em outras unidades’, conta Ligia Gonçalves de Locco, aluna de Gestão Ambiental. A biblioteca hoje não é grande, mas já se pode retirar livros em quase toda a USP. A pesquisa não verificou a opinião sobre transporte, segurança e moradia estudantil.