Alta de alimentos não muda rigor do Bom Prato

Agora, sexta-feira, 15 de agosto de 2008

sex, 15/08/2008 - 16h39 | Do Portal do Governo

Apesar da alta dos preços dos alimentos, os paulistas continuam tendo a opção de almoçar por R$ 1. Lançado há oito anos, o Bom Prato, programa do governo do Estado desenvolvido em parceria com entidades comunitárias e assistenciais sem fins lucrativos, serve cerca de 408 mil refeições por mês somente na cidade de São Paulo e agrada a maioria dos usuários.

Das 17 unidades do Bom Prato existentes na capital, o Vigilante Agora visitou 12 na última semana. Em oito deles, a reportagem provou a comida. As refeições são balanceadas e saborosas e o cardápio normalmente é variado.

Exceto algumas ressalvas, em todos os restaurantes o preparo e a distribuição da refeição aparentam ser feitos de forma adequada e limpa. O atendimento é satisfatório.

As cozinhas ficam ao alcance dos olhos do público. Os funcionários trabalham com equipamentos de proteção e higiene, como galochas, uniformes, toucas, além de máscaras e luvas trocadas a cada 30 minutos, de acordo com as unidades visitadas. Pratos, talheres e bandejas são lavados e esterilizados em máquinas e, depois, com álcool.

As cozinhas são lavadas duas ou três vezes por dia, no mínimo, e os salões onde os fregueses comem são lavados toda tarde, após o almoço, segundo os responsáveis pelos locais visitados. Além disso, os restaurantes são dedetizados regularmente. Os funcionários passam também passam por exames periódicos.

As únicas ressalvas observadas pelo Vigilante são em relação às unidades 25 de Março (região central) e Jardim Angela (zona sul), que têm problemas estruturais.

A Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento, responsável pelo programa, informou que irá verificar os problemas e tomar as medidas necessárias para saná-los. Segundo a pasta, as refeições são monitoradas por nutricionistas da secretaria e periodicamente são enviadas amostras para análise no Instituto de Tecnologia de Alimentos, ligado à Agência Paulista de Tecnologia.

Agora