“Almanaque” ensina sem ser enfadonho

Folha de S.Paulo - Terça-feira, 2 de setembro de 2008

ter, 02/09/2008 - 8h40 | Do Portal do Governo

Folha de S.Paulo

“Almanaque Educação” começa com um telejornal, no qual o apresentador lê em cartazes, que fazem as vezes de um teleprompter, o significado da palavra “almanaque”, de origem árabe: um local de pouso para caravanas onde, durante a noite, ouviam-se histórias e se sabia das novidades.

Mas um espectador tem o programa interrompido quando um colega muda bruscamente de canal. “Você não tem educação?”, reclama.

Gancho para assistirmos a um breve retrospecto da educação brasileira, desde a época dos jesuítas. Dali, visitaremos o Memorial da Educação, em SP.

Com edição ágil, linguagem lúdica e viés informativo, a Cultura estréia hoje o “Almanaque Educação”. O programa é apresentado por uma trupe de cinco personagens -Azeitona, Dorinha, Suspiro, Chumbinho e Guri-, que procuram ensinar de uma maneira bem-humorada, seguindo a cartilha da Cultura.

A cada edição, a trupe se debruçará sobre temas como consumo, sustentabilidade e mudanças na língua portuguesa.

Este programa de estréia, que trata de educação, traz uma reportagem sobre o comprometimento das mães com a instrução dos filhos. Já o músico e dançarino Antônio Nóbrega dá um testemunho sobre o papel da educação na sua vida.

ALMANAQUE EDUCAÇÃO

Quando: estréia hoje, às 19h30

Onde: na Cultura

Classificação indicativa: não informada