Álcool e cana puxam de novo emprego paulista

Valor Econômico - Quarta-feira, 13 de junho de 2007

qua, 13/06/2007 - 11h38 | Do Portal do Governo

Valor Econômico

Puxado novamente pelo setor sucroalcooleiro, o nível de emprego da indústria de transformação no Estado de São Paulo registrou em maio a quinta alta consecutiva. O setor gerou, no mês passado, 24 mil postos de trabalho, o equivalente a um aumento de 1,09% no total de vagas em relação a abril (sem ajuste sazonal), segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) divulgados ontem.

Esse índice, entretanto, é bem inferior ao de abril, quando houve crescimento de 2,44% no nível de emprego na indústria paulista. Com o resultado de maio, o setor acumula no ano alta de 6,66% – geração de 138 mil postos de trabalho. Dos 21 setores que fazem parte da pesquisa, 14 tiveram desempenho positivo no mês passado e sete mais demitiram do que contrataram.

Mais uma vez, o destaque ficou com o setor sucroalcooleiro, que em maio registrou expansão de 0,73% no emprego, acumulando no ano alta de 4,54%. O gerou, no mês passado, 16.100 vagas e respondeu por 67% do total de novos empregos da indústria. No ano, acumula a criação de 100.740 vagas – 73% do total. A produção de álcool teve peso expressivo no resultado do ramo de fabricação de coque, refino de petróleo e elaboração, que aumentou em 5,74% o nível de emprego industrial no mês, acumulando alta de 47,54% no ano.

Outro destaque positivo foi o segmento de fabricação de produtos alimentícios e bebidas, impulsionado pela produção de açúcar e de suco de laranja. No mês, a alta foi de 4,33% e em cinco meses, de 29,69%.

Do lado negativo destacam-se setores prejudicados pela queda do dólar e que sofrem forte concorrência de produtos importados. O segmento de preparação de couros e fabricação de artefatos de couro, artigos de viagem e calçados reduziu em 2,97% o número de vagas em maio.