Alckmin visita sede do Projeto Pomar e anuncia novo jardim

O Estado de S. Paulo - Sexta-feira, 6 de fevereiro de 2004

sex, 06/02/2004 - 9h48 | Do Portal do Governo

Margens do Rio Tietê receberão tratamento paisagístico em 24,8 quilômetros de área

CAMILLA HADDAD

Dentro de 40 dias, o Rio Tietê vai receber um projeto piloto para o plantio de um jardim de 24,8 quilômetros com os mesmos padrões paisagísticos do Projeto Pomar, uma iniciativa do Jornal da Tarde em parceria com as Secretarias Estadual de Meio Ambiente e Municipal de Subprefeituras. O anúncio foi feito ontem durante visita do governador Geraldo Alckmin à sede do projeto.

O novo jardim ficará entre o Cebolão e a Barragem da Penha. ‘Nós teremos um jardim de cada lado’, disse o governador. Segundo Alckmin, isso só será possível graças à eclusa construída no Cebolão. O material assoreado, como pneus, sairá por barcaça, evitando a acumulação de entulho à espera de caminhões nos canteiros da marginal. ‘O Pomar é uma experiência bem-sucedida e estamos preservando as várzeas, as pessoas e a vida.’

Para dar espaço a várias espécies de plantas e flores, em alguns trechos da marginal não haverá trânsito dos caminhões que recolhem a sujeira retirada do rio. As obras de rebaixamento da calha do Tietê terminam só no fim deste ano.

O governador destacou a importância do projeto para toda a cidade. ‘O Pomar está sendo uma escola de educação ambiental para estudantes e jardineiros bolsistas, que antes estavam desempregados.’

Acompanhado do secretário de Estado do Meio Ambiente, José Goldemberg, o governador pediu a empresários que apóiem a iniciativa, como já ocorre com 11 empresas parceiras do Pomar.

Após o anúncio, Alckmin vistoriou as obras de um interceptor de esgotos na zona sul da capital, que irá coletar os dejetos de mais de 400 mil casas e apartamentos até o fim do ano que vem.

No evento, ele assinou autorização para um programa de estudos que vai recuperar as matas ciliares da região metropolitana. Para começar a desenvolvê-lo, o governador disse ter recebido doação de US$ 7 milhões do Banco Mundial. No final da visita, Alckmin plantou uma orquídea.