Alckmin viaja de trem para entregar estação

O Estado de S. Paulo - Segunda-feira, 27 de setembro de 2004

seg, 27/09/2004 - 9h05 | Do Portal do Governo

Plataforma Ipiranga foi remodelada; próximas serão São Miguel e Mogi das Cruzes

CAMILLA HADDAD

Às vésperas de completar 420 anos, o bairro do Ipiranga, na zona sul, recebeu um presente. O governador Geraldo Alckmin entregou ontem de manhã a estação de trem Ipiranga totalmente remodelada. As reformas duraram cinco meses e foram coordenadas pela Companhia de Trens Metropolitanos (CPTM). Alckmin chegou à plataforma Ipiranga a bordo de um trem que vinha da Estação Luz, na região central.

Acompanhado por dezenas de curiosos, o governador disse ter gasto um total de R$ 350 mil na reforma. A estação recebeu cerca de 10 metros quadrados de pintura das plataformas, nas paredes internas, externas e teto. Foi construído ainda um banheiro exclusivo para atender a portadores de necessidades especiais.

Os funcionários também ganharam um vestiário, banheiros, uma copa e sala de chefia. Na parte das bilheterias foram colocados vidros de segurança.

As rampas de acesso interno e a passarela tiveram os pisos trocados por pedra mineira e piso cerâmico. Os alambrados, antes quebrados pela ação do tempo, foram consertados.

Quem costuma pegar trem na estação vai notar que o local recebeu uma pintura diferenciada. É que foram pintados dois painéis pelos artistas de grafite Os Gêmeos, Ise e Nina. Um deles reproduz o quadro O Grito de Independência, de Pedro Américo, e o outro mostra um trem da CPTM em movimento. Os murais têm 30 metros de comprimento e podem ser vistos acima das plataformas, um de cada lado do prédio da estação.

Segundo Alckmin, as mudanças na estação foram feitas por 48 presos em liberdade assistida encaminhados pela Fundação Doutor Manuel Pimentel (Funap). ‘As próximas estações a passarem por remodelação serão São Miguel e Mogi das Cruzes. As reformas serão feitas simultaneamente e também com os presos.’

Passagem subterrânea – Ainda ontem, o governador entregou mais uma etapa do projeto Integração Centro, que teve início em 2001. Foi inaugurada uma passagem subterrânea na estação. Quem antes vinha da zona leste, ABC e de Francisco Morato, tinha de descer na estação Luz e atravessar a Rua Mauá para pegar o Metrô, além de ter de pagar um novo bilhete. ‘É um ganho de qualidade muito importante’, disse Alckmin.