Alckmin vem a Santos para entrega de balsa

A Tribuna - Santos - Sexta-feira, 3 de dezembro de 2004

sex, 03/12/2004 - 9h03 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

O governador Geraldo Alckmin virá a Santos para entregar mais uma balsa do sistema de travessias entre Santos e Guarujá. A solenidade deverá ocorrer entre os próximos dias 15 e 20, quando também será inaugurada a reforma do Terminal de Barcas de Vicente de Carvalho. A informação é do secretário de Estado dos Transportes, Dario Rais Lopes, que também confirmou sua presença na inauguração.

Em entrevista por telefone na noite de ontem, Lopes informou ainda que estão sendo licitadas as obras de reforma dos bolsões de estacionamento no embarque dos dois lados, a fim de evitar as filas. ‘Mas os bolsões só ficarão prontos para a próxima temporada’.

O secretário ainda reafirmou os planos da Dersa de substituir toda a frota de balsas em até quatro anos. ‘Vamos entregar uma por ano’.

Para ele, a nova embarcação — que terá capacidade para 60 veículos — vai reduzir as filas no sistema neste verão. ‘Não queremos enganar as pessoas dizendo que de um ano para o outro vai melhorar completamente. Os usuários vão perceber uma melhora, mas ainda não é a solução definitiva. Não vamos enganar ninguém’.

Além de maior capacidade, o ferry boat também tem maior arranque e faz manobras mais rápidas.

Hoje, a capacidade de travessia em Santos é de 1,5 mil carros por hora. Após a troca de toda a frota, a expectativa é de que o sistema suporte até 2,8 mil veículos por hora.

Investimento

Lopes lembrou que ao longo deste ano foram reformadas as outras balsas — quatro para 48 carros e duas para 12 — e as duas lanchas de passageiros que operam entre Santos e Vicente de Carvalho. Este ano também foi entregue a reforma do terminal de passageiros da Praça da República, no Centro de Santos.

No total, foram investidos quase R$ 15 milhões neste ano no sistema da Baixada Santista, segundo ele.

A nova balsa foi adquirida por R$ 4,9 milhões pela Dersa através de leilão. Construída em 2002, a embarcação passou por reformas e adaptações e estima-se que sua vida útil seja de até 40 anos. A frota atual tem em média 30 anos de uso.

O secretário de Transportes também anunciou outras obras de infra-estrutura para o Litoral a serem entregues este mês. Entre elas, três passarelas na rodovia Padre Manoel da Nóbrega, na altura de Mongaguá; a duplicação e reforma de trechos da SP-55 (de Peruíbe a Ubatuba); e a reforma dos aeroportos de Itanhaém e Ubatuba.