Alckmin vai ao Salão de Beleza Social

Jornal da Tarde - São Paulo - Segunda-feira, 6 de dezembro de 2004

seg, 06/12/2004 - 9h30 | Do Portal do Governo

Cylene Souza

Na manhã de ontem, o governador Geraldo Alckmin e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Helena Guimarães de Castro, inauguraram o Salão de Beleza Social na Escola de Samba Mancha Verde. A agremiação cedeu uma área de 70m2 para a instalação do salão, que vai funcionar de segunda a sábado, das 9h às 18h, com equipamentos e produtos financiados pela Agência de Desenvolvimentos Social. ‘Queremos que nossos programas sociais sejam voltados para a superação da pobreza, para que as pessoas tenham autonomia e consigam gerar renda’, diz Maria Helena. A equipe, de quatro cabeleireiras e duas manicures, foi capacitada pela ONG Cosmética Beleza e Cidadania. ‘Iniciamos o projeto em 2002 com o objetivo de oferecer formação com velocidade porque a necessidade das pessoas tem pressa’, diz José Luiz de Paula Jr., presidente da ONG.

A cabeleireira Cintia da Glória Macedo aproveitou a oportunidade para aprimorar seus conhecimentos. ‘Trabalho no ramo há três anos e procurava algum curso de especialização. Agora vou poder ganhar mais dinheiro fazendo unhas decoradas e megahair (técnica para alongamento de cabelos).’

A professora de manicure Vera Lúcia Ataíde estava emocionada com a formatura da nova turma. ‘São pessoas muito carentes, que não têm muitas oportunidades, mas esbanjam boa vontade.’ O salão será aberto à comunidade e também fará a produção dos integrantes da escola de samba. ‘Vou vir aqui sempre, acho que o espaço ficou maravilhoso ‘, disse Eloá Pimenta, aposentada.

‘Esse tipo de programa melhora a auto-estima das pessoas e isso é fundamental, até mesmo na promoção da saúde, porque elas passam a viver melhor’, comentou o governador. O salão fica na Rua Dr. Abraão Ribeiro, 503, na Barra Funda, Zona Oeste.

Alckmin visitou o barracão da escola e recebeu um documento do presidente da União das Escolas de Samba Paulistanas, Jorge Henrique Guedes, pedindo mais verbas.