Alckmin vai abrir capital da Nossa Caixa

Folha de S. Paulo - São Paulo - Sexta-feira, 11 de março de 2005

sex, 11/03/2005 - 8h49 | Do Portal do Governo

Governador paulista anuncia em Nova York que venderá pelo menos 25% da ações do banco estatal

PEDRO DIAS LEITE
DE NOVA YORK

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou ontem em Nova York que irá lançar ações da Nossa Caixa no mercado até o final deste ano.

De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Eduardo Guardia, ao menos 25% das ações do banco estatal, o equivalente a R$ 500 milhões, serão vendidas até novembro.

Apesar da venda de ações da Nossa Caixa, o governador tucano afirmou que o banco não será privatizado e que a maior parte das ações permanecerá nas mãos do Estado.

‘O que vamos fazer no final do ano é abrir o capital, uma IPO [Initial Public Offering – Oferta Pública de Ações]. Não há razão para o Estado deter 100% das ações’, afirmou o governador. ‘Não está definido ainda o montante de ações, mas será menor do que 49%’, completou.

Guardia afirmou que os papéis serão colocados à venda na Bovespa. Serão vendidas ações ordinárias, que dão direito a voto. Segundo Guardia, o Estado ainda não entrou com o processo na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), um dos passos necessários para a venda das ações.

Alckmin falou sobre a venda de ações da Nossa Caixa na abertura do pregão na Bolsa de Valores de Nova York. O governador tocou o sino de início dos negócios -que na verdade é uma campainha. O tucano confirmou que uma subsidiária do banco estatal, a Nossa Caixa Previdência, será privatizada no dia 24 de maio. O preço mínimo é de R$ 150 milhões.

Flórida

Na viagem de três dias que faz aos Estados Unidos, com uma comitiva de secretários e empresários, o governador tem discutido especialmente as PPPs (Parcerias Público-Privadas) com companhias norte-americanas.

‘PPP não é pomada mágica, não resolve todos os problemas, mas é importante’, afirmou Alckmin, durante almoço na Câmara de Comércio Brasil-EUA.

O governador paulista elencou uma série de pontos positivos da economia do Estado. ‘São Paulo é responsável por um terço das exportações brasileiras. Nos últimos 12 meses, nossas exportações cresceram 38,6%, e 80% delas têm valor agregado. É o ideal.’

Hoje, o tucano participa de seminário na Flórida e tem encontro marcado com o governador do Estado, Jeb Bush, irmão do presidente George W. Bush.