Alckmin transfere Faenquil para USP

ValeParaibano - São José dos Campos - Sexta-feira, 24 de dezembro de 2004

sex, 24/12/2004 - 10h04 | Do Portal do Governo

De Lorena

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) sancionou ontem o projeto que extingue a Faenquil (Faculdade de Engenharia Química de Lorena) e transforma a instituição de ensino em unidade da USP (Universidade de São Paulo).

A proposta, aprovada há duas semanas na Assembléia Legislativa, foi promulgada na íntegra pelo governador durante a apresentação do novo projeto de assinatura eletrônica, no Palácio dos Bandeirantes.

A lei foi uma das primeiras a ser sancionada utilizando o sistema de certificação digital, que garante a segurança do processo e é reconhecida nos meios eletrônico e jurídico.

Com a projeto sancionado, o Vale do Paraíba passou a abrigar a primeira unidade da USP. As negociações sobre a incorporação da Faenquil à USP tiveram início há três anos.

‘A lei é o primeiro passo para deixar de ter uma faculdade isolada para integra-la a USP. Autorizado por lei, passa agora a discutir com a USP recursos, concurso público, entre outros’, disse o governador.

Na prática, segundo Alckmin, a USP passa a ter um campus no Vale do Paraíba, que pode ser ampliado para outros cursos.

‘Todos ganharam. A USP porque passa a ter uma boa faculdade na área de química e a Faenquil, que passa a ter toda a estrutura da universidade, que é respeitada no mundo inteiro’, disse.

Hoje, a faculdade tem 1.200 alunos matriculados nos quatro cursos de graduação em engenharia –química, industrial química, de Materiais e Bioquímica– com um total de 240 vagas e 233 estudantes matriculados em cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado.

A Faenquil ainda mantém o Colégio Técnico em Química Professor Nelson Pesciotta, que atende 253 alunos.