Alckmin: Ribeirão Preto será um pólo nacional de transportes

Jornal A Cidade - Ribeirão Preto - Domingo, 14 de novembro de 2004

ter, 16/11/2004 - 9h32 | Do Portal do Governo

Jucimara de Pauda
Da Redação

O governador Geraldo Alckmin afirmou ontem à tarde, em Ribeirão Preto, que as atuais obras de ampliação do Aeroporto Estadual Dr. Leite Lopes, do município, permitirão que Ribeirão ‘se transforme em um pólo nacional de transportes’.

O aeroporto passa por investimentos da Tead, companhia do Recife que venceu concorrência para implementar (e explorar) um terminal alfandegado no Leite Lopes. As obras já tiveram início.

Conforme o governador, RP se tornará um pólo de transportes ‘apenas com as obras já em implantação’. Ele fez essa afirmação também para minimizar críticas feitas durante a semana de que o Leite Lopes não pode receber aviões de carga DC-10 devido às limitações da pista. O processo de terminal alfandegado não prevê ampliações.

‘Pelo que sei, a pista do aeroporto suporta os DC-10’, disse Alckmin. Posição semelhante teve Dario Lopes, secretário estadual dos Transportes, que acompanhava o chefe do Executivo paulista.

O prefeito eleito de Ribeirão Preto, Welson Gasparini (PSDB), que participou, ao lado de Alckmin, da inauguração do novo CCO (Centro de Controle de Operações) da concessionária de estradas Vianorte, também discorda da necessidade de ampliação da pista do aeródromo.

Em entrevista, Alckmin foi taxativo: o terminal do aeroporto ficará pronto até o final de 2005.

Lista

O governador também afirmou ter recebido lista de reivindicações enviada por Gasparini. ‘Vou atender na medida do possível’, observou.

Entre os itens da lista (divulgada pelo A CIDADE na edição da última terça-feira) está a solicitação de um helicóptero para Ribeirão Preto.

‘Se ele [Gasparini] prometeu um helicóptero para a cidade durante a campanha eleitoral, é porque é possível’, disse Alckmin. E frisou: ‘sou parceiro de todos os prefeitos do estado de São Paulo, independente do partido a que estão filiados’.

Alckmin fez questão de afirmar que o governo paulista incentiva as parcerias. Lembrou que, ontem cedo, esteve em Restinga e lá firmou uma dessas parcerias. ‘Os governos estadual, federal e a prefeitura entraram em acordo para implantar uma estrada no município’, resumiu.

Inauguração

Além do CCO, o governador fez a entrega ontem da duplicação dos 14 quilômetros do Anel Viário Norte de Ribeirão Preto (Rodovia Alexandre Balbo – SP-328).

O novo CCO da Vianorte é dotado de ampla sala com telão de 82 polegadas e oito monitores de 20 polegadas. Por estas telas chegam 24 horas de imagens captadas por 10 câmeras de circuito fechado de TV.
Elas estão estrategicamente colocadas em pontos importantes das rodovias Anhangüera (SP-330) e Prefeito Antonio Duarte Nogueira (Anel Viário Sul de Ribeirão Preto – SP-322).

Uma das câmeras cobre o entroncamento da Rodovia Attílio Balbo com a Avenida Bandeirantes (SP-325) e a outra monitora a praça de pedágio de Sertãozinho.