Alckmin repassa ao Município a Hospedaria dos Imigrantes

A Tribuna - Santos - Quinta-feira, 20 de maio de 2004

qui, 20/05/2004 - 10h12 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

O governador Geraldo Alckmin assinou um decreto, ontem, repassando, por prazo indeterminado, o prédio que abrigou a Hospedaria dos Imigrantes à Prefeitura de Santos. O parágrafo único do decreto determina que, após restaurado, o imóvel seja usado para fins turísticos. O decreto seria publicado na edição de hoje do Diário Oficial do Estado.

O prefeito Beto Mansur soube da transferência do prédio, ontem à noite, pelo chefe da Casa Civil, Arnaldo Madeira. Sua idéia é criar um Museu do Imigrante e transferir a Biblioteca Municipal para o local, na Rua Silva Jardim, na Vila Mathias.

Conforme explicou, o Museu do Imigrante contemplaria a história dos povos que vieram ao Brasil e que entraram pelo Porto de Santos, como os japoneses, portugueses e italianos.

Ele pretende atrair o interesse de empresas desses países que estão com filiais no País, para que ajudem a arcar com os custos de se montar o acervo. ‘‘Temos de ir atrás de verbas do Dade’’, comentou o prefeito, referindo-se ao Departamento de Apoio e Desenvolvimento às Estâncias (Dade), ligado à Secretaria de Estado de Turismo.

O primeiro passo, porém, será o de pedir a elaboração de um projeto à Prodesan para recuperar o imóvel, que está em um estado avançado de deterioração.

Também como medida de urgência, Mansur vai determinar que seja feita uma ampla limpeza da área. ‘‘A questão da segurança e deterioração do prédio já me preocupava, tanto é que pedi para uma equipe da Guarda Municipal vigiar o local’’.

O prefeito tem na cabeça o esboço de como poderá ser o Museu da Imigração. Ele quer um equipamento moderno, com o uso de computadores, onde os visitantes possam buscar informações sobre seus antepassados e até da árvore genealógica da família. ‘‘Não vi isso em lugar algum. É algo que estou imaginando agora, mas acredito que possa ser feito’’.

Também preliminarmente, Mansur antevê que pode ser criado um espaço com obras de arte na entrada.

Sobre a transferência da Biblioteca Municipal para a Hospedaria, o prefeito pretende reunir um amplo acervo no local. Atualmente, ele não está satisfeito com a localização da biblioteca. ‘‘Está hoje em um local sem estacionamento’’, diz, referindo-se à Rua Amador Bueno, no Centro.

Pedido antigo

O prefeito comentou que buscava, desde o Governo Mário Covas, o repasse da Hospedaria dos Imigrantes para o Município. ‘‘Infelizmente, eles decidiram repassá-la ao Sindicato do Comércio Varejista’’.

Quando viu que a entidade estava com dificuldades de viabilizar a recuperação e um projeto para o imóvel, e que desistiria da Hospedaria, Mansur voltou a fazer o pedido do repasse ao governador Geraldo Alckmin. ‘‘Finalmente tivemos esta resposta positiva. Agora vamos começar a nos mexer, ver projeto, limpar a área e tudo mais’’.

Memória

O Governo do Estado cedeu o imóvel que abrigou a Hospedaria dos Imigrantes ao Sindicato do Comércio Varejista da Baixada Santista em outubro de 1998. Pelo termo de cessão, a entidade se comprometeu a recuperar o prédio em 44 meses, prazo que terminaria em junho de 2002. Pelo projeto, seria construído um pavilhão de exposições com cerca de três mil metros quadrados, salas de convenções para 700 lugares, auditório para 350 pessoas e um teatro para mil lugares. Em agosto de 2002, o sindicato abandona o projeto alegando, entre outros fatores, uma crise no setor de arrecadação na entidade.