Alckmin promete ajudar maternidade de Campos ameaçada de fechamento

ValeParaibano - São José dos Campos - Sexta-feira, 3 de dezembro de 2004

sex, 03/12/2004 - 9h12 | Do Portal do Governo

Em visita a Pinda, governador diz que vai analisar solução para falta de recursos de hospital

Pindamonhangaba

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) prometeu ontem, durante visita ao Vale do Paraíba, socorrer a maternidade do hospital Elisa Mendes de Abreu, a única de Campos do Jordão, que corre o risco de fechar as portas nos próximos dias em razão de uma crise financeira.

Criada há mais de 20 anos, a maternidade é administrada pela Fundação Sanatório de São Paulo e acumula hoje uma dívida de mais de R$ 400 mil com fornecedores – nos últimos tempos, o hospital tem registrado um déficit mensal de R$ 160 mil.

Em razão da falta de recursos, muitos fornecedores da unidade já ameaçam suspender entregas de alimentos, remédios e materiais hospitalares. Segundo a direção do Elisa Mendes de Abreu, até a luz do hospital poderá ser cortada nos próximos dias por falta de pagamento.

Durante visita a Pindamonhangaba na manhã de ontem, Alckmin afirmou que o governo do Estado irá socorrer a unidade. Entretanto, o governador não revelou detalhes sobre o futuro auxílio.

‘Estamos apoiando todos os hospitais. Aliás, cá entre nós, grande parte deles só não fechou porque o Estado está socorrendo. As Santas Casas de Aparecida, Lorena e Cachoeira Paulista são exemplos disso. Nós estamos ajudando vários hospitais e vamos ajudar também a maternidade de Campos do Jordão’, disse.

Alckmin culpou o governo federal pela crise financeira do sistema público de saúde. Segundo o tucano, o problema seria a falta de reajustes da tabela do SUS (Sistema Único de Saúde), principal fonte de receita dos hospitais públicos.

‘A tabela do SUS (Sistema Único de Saúde) não é corrigida há muitos anos. Então, todas as unidades que atendem pelo SUS acabam tendo prejuízo. É preciso haver uma correção dessa tabela para que os hospitais possam ter saúde financeira. Agora, isso depende do Ministério da Saúde’, afirmou o governador.

OTIMISMO – O anúncio de Alckmin foi recebido com otimismo na tarde de ontem pelo diretor do hospital Elisa Mendes de Abreu, o médico José Antonio Padovan.

‘Fico feliz em saber da preocupação do governador com o nosso problema. Confio na responsabilidade e na vontade que ele tem de resolver as coisas’, afirmou o diretor do hospital.