Alckmin: primeira fase da Linha 2 do Metrô será entregue em 2006

O Estado de S. Paulo - Quinta-feira, 15 de julho de 2004

qui, 15/07/2004 - 9h08 | Do Portal do Governo

Depois de andar por dentro de um túnel e escavar a terra com uma retroescavadeira, o governador Geraldo Alckmin prometeu ontem que as obras de expansão da Linha 2 (Paulista) do Metrô, na Vila Mariana, serão entregues dentro do cronograma. A primeira etapa, com extensão de 3 quilômetros e duas estações – Chácara Klabin e Imigrantes -, deverá ser concluída até 2006.

‘Estão sendo feitos três metros por dia de túnel. Vamos ter quatro frentes de trabalho, o que dá uma média de 12 metros de túnel por dia’, disse o governador. Até agora, já foram escavados 223 metros de novos túneis, em direção ao Ipiranga.

Segundo Alckmin, na segunda fase, a Linha 2 será estendida em mais 2,2 quilômetros e duas estações – Ipiranga e Sacomã -, além de um pátio de manutenção e estacionamento de trens na extremidade da linha. O empreendimento exigirá investimentos da ordem de R$ 590 milhões do governo do Estado, dos quais R$ 111 milhões estão assegurados para este ano.

A expansão da Linha 2 do Metrô é uma antiga reivindicação da população da região sudeste da capital, onde residem mais de 400 mil pessoas. Será uma nova opção de transporte, com acesso direto à Avenida Paulista e ao centro, por meio de transferência para a Linha 1 (Norte-Sul), nas Estações Ana Rosa e Paulista.

Para evitar transtornos, as obras do trecho Ana Rosa- Imigrantes são executadas no subterrâneo, com um trecho elevado de apenas 278 metros sobre a Avenida Ricardo Jafet. (Camila Haddad)