Alckmin oferece pacote de medidas para socorrer o HU

ValeParaibano - São José dos Campos - Quarta-feira, 16 de fevereiro de 2005

qua, 16/02/2005 - 9h36 | Do Portal do Governo

Governo promete acelerar o processo de incorporação ao Hospital Regional

Max Ramon
Especial para o ValeParaibano

O governador do Estado, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou um pacote de medidas emergenciais para socorrer o Hospital Universitário de Taubaté. Entre elas, está a viabilização de uma linha de crédito especial e a aceleração do processo de incorporação do HU ao Hospital Regional.

Em reunião realizada na tarde de anteontem com representantes do HU no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo, Alckmin se comprometeu a viabilizar uma linha de crédito junto à Nossa Caixa. O HU acumula hoje uma dívida da ordem de R$ 3,2 milhões.

Segundo o Governo do Estado, o financiamento – mais conhecido como Giro SUS – oferece uma taxa de juros reduzida e é destinado a entidades filantrópicas que possuem convênio com o Ministério da Saúde.

Outra medida prevista no pacote é a redistribuição dos procedimentos médicos de alta complexidade da rede pública de saúde de Taubaté – no ano passado, eles haviam sido centralizados no Hospital Regional por determinação da Secretaria Estadual da Saúde.

Atualmente, os repasses federais para exames e cirurgias do gênero constituem a principal fonte de renda para unidades que, assim como o HU, realizam praticamente todos os seus atendimentos pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

INTEGRAÇÃO – Também foi discutido o processo de integração do HU ao Hospital Regional de Taubaté, antiga promessa do governador Geraldo Alckmin.

No encontro, o tucano prometeu agilizar a fusão entre as duas unidades e propôs a criação de um Conselho Gestor para a condução do processo.

O grupo, que deverá ser nomeado já na tarde de amanhã, contará com representantes do governo do Estado, da Prefeitura de Taubaté, da Unitau e de internos – estudantes do 5º e 6º anos da Faculdade de Medicina que realizam atendimentos sob a supervisão de professores do HU.

Os últimos detalhes do acordo deverão ser definidos amanhã entre a universidade e a Secretaria Estadual da Saúde. Na ocasião, também será assinado um protocolo de intenções que incluirá todo o cronograma do processo de integração entre os dois hospitais.

Na tarde de ontem, o reitor da Unitau, Nivaldo Zollner, informou por meio de sua assessoria de imprensa, que só se manifestará sobre o assunto na sexta-feira, após a oficialização do acordo.

O diretor do Departamento de Saúde da Prefeitura de Taubaté, Pedro Henrique Silveira, considerou positivo o pacote de medidas do governo.

‘O resultado desse encontro nos deixou tranquilos. A criação do Conselho Gestor foi um avanço e, agora, é trabalhar para fazer acontecer’, disse Pedro Henrique, que também participou da reunião.

‘Acho que finalmente as negociações avançaram. Conseguimos sair da reunião com alguma coisa concreta’, afirmou o deputado estadual padre Afonso Lobato (PV), que também esteve presente no encontro.

O Hospital Universitário realiza mensalmente cerca de 12 mil atendimentos ambulatoriais, 600 cirurgias e 300 partos.