Alckmin monitora filas em hospital via internet

Jornal da Tarde - São Paulo - Sexta-feira, 21 de janeiro de 2005

sex, 21/01/2005 - 10h17 | Do Portal do Governo

CAMILLA HADDAD

Situações nada agradáveis como filas em prontos-socorros agora poderão ser monitoradas pelo governador Geraldo Alckmin diretamente de seu gabinete, no Palácio dos Bandeirantes. A observação será feita via internet e começa, por enquanto, no Hospital Geral de Taipas, na Zona Norte da Capital.

Ontem, Alckmin visitou a unidade, que teve a instalação das câmeras em setembro do ano passado. O governador recebeu uma senha para poder acessar o sistema. ‘Assim como a diretora do hospital já faz direto de sua casa, eu também vou poder acompanhar o movimento da unidade.’

Além do sistema, o laboratório e o PS infantil receberam novos computadores. Quinze câmeras também foram colocadas em pontos estratégicos e toda a movimentação de pacientes e funcionários é gravada 24 horas.

Outro equipamento que funciona no local é o Terminal de Saúde. Com a ajuda do aparelho, os pacientes podem obter informações sobre consultas e exames. Da mesma forma, os familiares de pessoas internadas conseguem saber o local de internação do parente e previsão de alta. ‘É o primeiro hospital público do Estado a oferecer esse serviço’, conta a diretora da unidade, Andréa Aldrighi.

Entre as novidades para o hospital está a chegada de um novo tomógrafo, no valor de R$ 740 mil, e que vai auxiliar o atendimento de pelo menos 300 casos por mês. ‘Foram investidos cerca de R$ 27 milhões em equipamentos para hospitais somente no ano passado’. Com aparelhos mais modernos, a população passa a ter atendimento mais rápido e eficiente’, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Luiz Barradas Barata.