Alckmin leva Febem para a Educação

Jornal da Tarde - 24/12/2002

ter, 24/12/2002 - 10h29 | Do Portal do Governo

Ao anunciar mais quatro secretários de sua equipe, Geraldo Alckmin realiza importante mudança administrativa, passando a Febem para o comando da Secretaria de Educação, que permanece com Gabriel Chalita. ‘Mudança ocorre dentro do princípio de reeducar os adolescentes’, afirma Alckmin

O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, anunciou ontem quatro secretários que vai manter em seu segundo mandato e uma importante mudança administrativa: a Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) passará a ser comandada pela Secretaria da Educação e não mais pela Pasta da Juventude, Esportes e Lazer.

Permanecerão na equipe Saulo de Castro Abreu Filho (Segurança Pública), Mauro Arce (Recursos Hídricos e Energia), Nagashi Furukawa (Administração Penitenciária) e Gabriel Chalita (Educação), que sai fortalecido ao se tornar responsável pela Febem, justamente no momento em que a fundação é alvo de denúncias de maus tratos na unidade de Franco da Rocha, município da região metropolitana de São Paulo.

Chalita, que foi uma escolha pessoal de Alckmin após a morte do governador Mário Covas (em março de 2001), já tem experiência com a Febem, pois ocupou a Secretaria da Juventude, Esportes e Lazer anteriormente. Além de conter a crise na fundação, a intenção do governador é reforçar o caráter de reeducação dos internos.

‘Essa mudança ocorre dentro do princípio de reeducar os adolescentes’, afirmou Geraldo Alckmin. ‘A preocupação que o governador tem, ao passar a Febem para a Educação, é levar a pauta da Educação para a fundação’, explicou Gabriel Chalita. Ao anunciar apenas secretários que permanecerão no governo, Alckmin ganhou tempo para definir as mudanças que deve fazer em áreas importantes da administração.

Hoje, a partir das 12 horas, o governador participa do almoço especial de Natal no restaurante Bom Prato do Brás, centro de São Paulo. Criado pelo governo do Estado, o restaurante foi concebido para oferecer refeições de qualidade no valor de R$ 1,00.

Flávio Mello e Alexandre Rocha