Alckmin lança programa de bolsas de mestrado

O Estado de S. Paulo - 20/12/2002

sex, 20/12/2002 - 8h48 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin anunciou na noite de anteontem, durante a cerimônia de formatura de 6.233 professores em Pedagogia, no Ginásio do Ibirapuera, o lançamento de um programa de bolsas de mestrado aos professores da rede estadual. A platéia de quase 8 mil pessoas – incluía parentes dos formandos – vibrou com a novidade como em um programa de auditório, acenando com os chapéus de formatura nas mãos, canudos com diploma e assobiando.

Alckmin disse que o número de beneficiados ainda será definido. Presente no evento, o secretário de Estado da Educação, Gabriel Chalita, antecipou que há um estudo técnico nas mãos de especialistas que avaliam custos e formas de concessão das bolsas. Uma análise prévia, porém, estima que mais de 7 mil professores possam fazer a especialização e a meta é viabilizar o programa já no primeiro semestre do próximo ano. ‘Vamos investir R$ 300 milhões em capacitação dos professores e a verba para os programas de mestrado está no meio desse montante’, disse Chalita. A inscrição no programa deve partir espontaneamente do professor.

Ao ser aprovado em um mestrado, se for em uma universidade pública, é provável que o professor receba uma ajuda de custo para a compra de livros.

Caso seja em uma faculdade particular, o Estado poderá bancar o curso integralmente e ainda ajudar na compra de material.

Terciane Alves