Alckmin lança Poupatempo em Bauru

Jornal da Cidade - Bauru - Domingo, 29 de maio de 2005

seg, 30/05/2005 - 9h57 | Do Portal do Governo

O posto de atendimento que concentra serviços públicos em um só local terá capacidade para atender cinco mil usuários

Nélson Gonçalves

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), anunciou ontem, durante entrevista coletiva em Bauru, a instalação de um posto do Poupatempo na cidade, com capacidade para atender cinco mil usuários por dia. O posto reúne vários órgãos e empresas prestadoras de serviços de natureza pública num único espaço, além de serviços de apoio como fotocópias e fotografia.

O chefe da Casa Civil do Estado, deputado Arnaldo Madeira, disse que o Poupatempo de Bauru terá abrangência regional e vai ser instalado em uma área de 4.500 metros quadrados. O local para receber o posto será discutido em comum acordo com o prefeito municipal, Tuga Angerami (PDT). “Conversei com o prefeito sobre o projeto e ele disse que vai analisar conosco o local mais adequado. O ideal é que seja em um ponto de grande concentração populacional e com bom fluxo de pessoas. Em Campinas foi instalado em um shopping, com a iniciativa privada participando disponibilizando a área”, conta Madeira.

A unidade anunciada por Alckmin será a 14ª em funcionamento no Estado. A previsão de entrega das instalações é até agosto de 2006. “O Poupatempo disponibiliza atendimento ágil, eficiente e de qualidade ao cidadão, oferecendo serviços de trânsito, retirada de documentos como a identidade e outros em um único lugar”, destaca o governador.

O deputado estadual Pedro Tobias (PSDB) salientou que a vinda da unidade era compromisso do governador com a cidade e a região. “E será um novo Poupatempo, bem maior que os atuais, um programa que elimina burocracia no Poder Público. Vamos analisar as áreas possíveis. Temos prédio disponível no Centro e eu vou sugerir analisar o prédio abandonado do estacionamento vertical”, comenta.

Serviços

O posto funciona 12 horas consecutivas, de segunda a sexta-feira, mais seis horas aos sábados. Arnaldo Madeira lembrou que já foram atendidas cerca de 80 milhões de pessoas nos últimos quatros anos nos 10 postos espalhados na capital, Grande São Paulo e Interior. O governador autorizou a instalação de unidades em Santos, Osasco e São José do Rio Preto, além de Bauru.

O investimento da unidade de Bauru será de R$ 7 milhões e contará com serviços do Departamento de Trânsito (Detran), secretarias da Fazenda e Trabalho, Polícia Civil, Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), um posto do banco Nossa Caixa, serviços on-line e também o Programa Acessa São Paulo, que oferece inclusão digital para a população que não tem computador em casa. Alckmin lembrou que o programa foi ganhador de um prêmio na Itália na área de acesso à informação por computador. “Esse é o resultado da importância que o Estado está dando para o governo eletrônico”, diz o governador.

A vinda da unidade ainda inclui a realização de convênio com a prefeitura local para incluir no Poupatempo serviços municipais como emissão de boletos de impostos, expedição de certidões e alvarás.

Geraldo Alckmin ainda anunciou o recapeamento da estrada rural Bauru-386, no bairro Junqueira, numa extensão de 3,9 quilômetros, com investimentos de R$ 275 mil. A obra será realizada pela Secretaria de Estado da Agricultura, através da Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo (Codasp). O Poupatempo é instalado pela Casa Civil do governo, por intermédio do Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). O governo também vai destinar duas ambulâncias para a cidade, sendo uma para a Associação Hospitalar de Bauru (AHB) e outra para o Hospital Estadual (HE).

Depois de passar por Bauru, vindo de Rio Preto, Alckmin foi para Marília, onde entregou uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para a Santa Casa de Misericórdia e equipamentos para o Corpo de Bombeiros, participou de inauguração de obras de pavimentação em Júlio Mesquita e entregou 22 unidades habitacionais em São Pedro do Turvo, retornando, no final da tarde, para a Capital.