Alckmin lança pedra fundamental do câmpus da USP na zona leste

O Estado de S. Paulo - 23/3/2003

dom, 23/03/2003 - 11h20 | Do Portal do Governo

Niza Souza


‘Neste momento, projeto deixa de ser um sonho’,
diz o reitor Adolpho Melfi

Depois de anunciar oficialmente, na terça-feira, a instalação de um câmpus da Universidade de São Paulo (USP) na zona leste da capital, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) participou ontem do lançamento da pedra fundamental do projeto. A cerimônia contou com a participação do reitor da USP, Adolpho José Melfi, do prefeito de Guarulhos, Eloi Pietá, além de deputados e vereadores. Moradores da região também foram ouvir de perto a promessa de que o câmpus USP Zona Leste, numa área do Parque Ecológico Tietê, será inaugurado em 2004.

‘O governo e a universidade têm de ir aonde o povo está’, disse o governador, parafraseando o cantor e compositor Milton Nascimento e repetindo a frase dita ao anunciar o projeto. ‘A zona leste tem 4,5 milhões de habitantes e não tem uma universidade pública.’ Ele lembrou também que em 2004 a USP completará 70 anos. ‘Não existe melhor maneira de comemorar a data do que construindo um novo câmpus’, ressaltou o governador.

Quanto à melhoria do acesso e da infraestrutura na região do novo câmpus, Alckmin informou que o Estado pretende fazer parcerias com a Prefeitura e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). ‘Vamos revitalizar a linha F da CPTM, recuperando os trilhos e renovando equipamentos e vagões.’

Ele afirmou que será instalada uma nova estação, a USP. O governo anunciou ainda a abertura de acessos da Rodovia Ayrton Senna para o bairro.

Para o reitor Melfi, esta semana ficará marcada e entrará na história da zona leste. ‘Terça-feira participamos do anúncio oficial da construção do câmpus e quatro dias depois estamos aqui, lançando a obra. Neste momento, esse projeto deixa de ser um sonho.’

Melfi assumiu ainda, publicamente, o compromisso de em 2004 realizar o primeiro vestibular do câmpus zona leste, colocando à disposição mil vagas, com previsão de chegar a 20 mil com toda a obra concluída. Os cursos oferecidos na unidade ainda não foram divulgados. Uma comissão de estudos da USP vai desenvolver uma pesquisa na cidade, em especial com a comunidade da zona leste, para ajudar na definição das disciplinas.

Para garantir que a população mais carente tenha acesso à universidade pública, o governador afirmou que pretende melhorar o sistema de ensino, desde o básico até os cursos preparatórios para o vestibular. ‘Garanto que ninguém vai ficar para trás.’ Após os discursos, o governador lançou a pedra fundamental e plantou uma árvore.

Na primeira etapa do projeto, o governo vai investir R$ 40 milhões, na construção de um prédio de 40 mil metros quadrados. A previsão é de que a obra dure 10 meses e gere cerca de 200 empregos. Durante a cerimônia, o governador anunciou que vai inaugurar em abril o Hospital Público de Sapopemba, também na zona leste.