Alckmin lança combate à dengue

Jornal da Tarde - Quarta-feira, 24 de março de 2004

qua, 24/03/2004 - 9h25 | Do Portal do Governo

O governador foi a uma escola no Tatuapé para lançar a campanha de prevenção, que pretende erradicar o mosquito no Estado

O governo do Estado de São Paulo lançou ontem na Zona Leste da Capital o Dia D Contra a Dengue. Apesar da queda de cerca de 90% nos casos da doença registrados no Estado, o governador Geraldo Alckmin disse que é o momento certo de trabalhar para erradicar o mosquito Aedes aegypti para que a doença esteja sob controle no verão do ano que vem. ‘Por esse motivo, estamos mobilizando mais de seis milhões de crianças e adolescentes das escolas públicas do Estado, numa campanha educativa’, destacou o governador.

A campanha foi lançada na manhã de ontem numa escola estadual do bairro do Tatuapé, na Zona Leste da Capital, com o slogan ‘Chute a dengue pra longe daqui’ e o personagem Dengue-Boy. O ‘pontapé inicial’ da campanha foi dado pelo ex-jogador de futebol Neto, do Corinthians, e pelo governador Geraldo Alckmin.

Os alunos que participaram do evento ganharam bolas com o tema da campanha. A idéia é envolver as crianças e os jovens como transmissores de informações que ajudam a combater a proliferação do mosquito. ‘A criança tem um papel educativo muito importante. Ela é extrovertida, se manifesta, entusiasma, tem sua turma, fala com os pais’, explicou o governador. ‘É o melhor agente de saúde que podemos ter.’

A dengue este ano teve uma incidência muito menor em todo o Estado. Foram registrados entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano 305 casos de dengue, contra 5.091 no mesmo período do ano passado.

O secretário estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, disse que se não houver prevenção, no entanto, poderão ocorrer novos registros da doença ainda entre os meses de março e abril. ‘Ainda são meses quentes e com muita chuva’, disse.