Alckmin lança campanha

Jornal da Tarde - São Paulo - Segunda-feira, 3 de janeiro de 2005

seg, 03/01/2005 - 8h52 | Do Portal do Governo

Verão Limpo 2005 terá investimento de R$ 900 milhões em obras de saneamento ambiental na Baixada Santista

FILIPPO MANCUSO

O governador Geraldo Alckmin esteve em Santos ontem para lançar a Campanha Verão Limpo 2005. Alckmin também anunciou para a metade do ano obras de saneamento ambiental na Região Metropolitana da Baixada Santista, com nove cidades. O investimento gira em torno de R$ 900 milhões. ‘A região ganhará 1.200 km de rede coletora de esgoto, 7 estações de tratamento, 125 mil residências com esgoto tratado e um Emissário Submarino na Praia Grande’, disse.

Acompanhado por prefeitos eleitos da região, Alckmin entregou cartilhas de orientação ambiental e sacolinhas para banhistas na Praia do Gonzaga. Serão distribuídos na campanha 100 mil sacolinhas, 20 mil cartilhas, 10 mil unidades de tapa-sol (para o carro), 1.100 camisetas e 1.100 bonés em Santos, Ilha Comprida, Ilhabela, Guarujá, Caraguatatuba e Mongaguá.

O presidente da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), Ruben Lara, afirmou que as diretrizes da 17ª edição da campanha são as mesmas de anos anteriores. O único acréscimo é a participação da Polícia Ambiental. ‘Temos por objetivo conscientizar a população da importância de se preservar a nossa fauna.’
Depois de lançar a campanha, o governador velejou ao lado do secretário estadual da Juventude, Esporte e Lazer, Lars Grael. Foi a primeira aula do núcleo santista do Projeto Navega São Paulo, que ensina a prática da vela, remo e canoagem para crianças entre 12 e 15 anos da rede pública de ensino. Além de Santos, Praia Grande, São Bernardo e Presidente Epitácio possuem núcleos. Futuramente, Cubatão, São Vicente e Piracicaba também entrarão para o projeto.