Alckmin instala governo estadual na região

A Tribuna - Santos - Terça-feira, 16 de dezembro de 2003

ter, 16/12/2003 - 9h48 | Do Portal do Governo

Da Reportagem

O governador Geraldo Alckmin chega a Santos no início da tarde de hoje, para participar do Fórum São Paulo: Governo Presente. Na oportunidade, anunciará o início da construção de 420 moradias na região, sendo 220 em Santos e 200 em Cubatão.

O investimento da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) é da ordem de R$ 11,7 milhões.

Em Santos, 60 apartamentos fazem parte de um programa estadual que prevê a erradicação dos cortiços existentes na região central. O terreno fica na Rua João Pessoa, na altura do Paquetá.

Os outros 160 serão construídos na Rua Torquato Dias, no Morro da Nova Cintra, e destinados a famílias que ganham de um a 10 salários mínimos e não possuam casa própria.

Já em Cubatão, a execução dos 200 apartamentos será na região conhecida como Bolsão 7.

Repasse de escola

Apesar do anúncio de 220 moradias para Santos, o governador vai ouvir pelo menos um pedido do prefeito Beto Mansur quando chegar à Cidade: o repasse da Escola Estadual Andradas, na Aparecida, para o Município.

‘‘Queremos transformar aquela unidade em um complexo educacional, com atendimento desde a creche até o Ensino Fundamental’’, explicou a secretária municipal de Educação, Jossélia Fontoura.

Segundo ela, a intenção da Prefeitura é manter o quadro de professores do Estado e fazer uma ampla reforma nos dois prédios, colocando em funcionamento o que está desativado.

‘‘Se o governador nos atender, será um grande presente de Natal para a Cidade’’, comentou Jossélia.

Agenda oficial

Alckmin chega a Santos no início da tarde e faz um discurso às 14h30, no Mendes Convention Center, onde será realizada a 11ª e última edição do Fórum São Paulo: Governo Presente deste ano.

O evento, no entanto, começa às 9 horas, com a presença do secretariado estadual, que falará sobre os atos do Governo na região e despachará com prefeitos e demais autoridades da Baixada Santista.

À noite, às 20 horas, Alckmin vai ao Sesc, na Aparecida, assistir às apresentações da Banda Sinfônica do Estado e da peça Mafalda, encenada pelo Grupo da Terceira Idade de Santos.

De acordo com a Secretaria de Comunicação do Estado, o governador deve dormir na Cidade, pois amanhã pela manhã, tem compromissos a cumprir.

Porto

O prefeito Beto Mansur também pretende pedir o apoio do governador Geraldo Alckmin para a criação de isenções fiscais a empresas instaladas em áreas retroportuárias de municípios portuários. O sistema proposto, denominado Retincof (sigla de Regime Aduaneiro Especial de Entreposto Retroportuário Industrial sob Controle Informatizado), permitirá que essas firmas importem matérias-primas sem pagar os tributos necessários, desde que usem essas mercadorias na fabricação ou melhoramento de produtos a serem exportados.

‘‘Hoje, nosso maior problema na região é o desemprego. É com este setor que devemos nos preocupar’’, declarou Mansur.

Na visita que o presidente Lual fez ao porto, em agosto deste ano, o prefeito chegou a lhe entregar o projeto, que atualmente está em análise no Ministério da Fazenda.

O que é

O Fórum São Paulo: Governo Presente é um programa que leva o primeiro escalão do Executivo Estadual a várias regiões paulistas, com o objetivo de identificar problemas locais, apresentar soluções e agilizar as ações.