Alckmin inaugura República da Melhor Idade no Centro

Jornal da Tarde - São Paulo - Quinta-feira, 23 de dezembro de 2004

qui, 23/12/2004 - 9h24 | Do Portal do Governo

O governador entregou ontem as chaves dos 66 apartamentos da CDHU destinados a idosos de baixa renda

A aposentada Luzia Rafael Alves, 85 anos, que passa a maior parte do tempo numa cadeira de rodas, morava com a filha, Teresa, 63 anos, num cortiço na região Central. Ambas corriam o risco de serem despejadas, mas ontem receberam, das mãos do governador Geraldo Alckmin PSDB, as chaves de um apartamento na República da Melhor Idade, construída pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano CDHU no Cambuci.

Os 66 apartamentos do prédio são destinados a idosos de baixa renda. O investimento do governo do Estado foi de R$ 3,5 milhões e Luzia, assim como os outros sorteados, não será dona do apartamento. O governo aluga o imóvel por R$ 39 mensais e o locatário fica o tempo que quiser.

Em caso de falecimento do titular, o imóvel é repassado ao suplente. Segundo a CDHU, são 100 suplentes que esperam uma vaga no prédio do Cambuci. Apesar de algumas famílias já terem mudado para o prédio, na Rua Justo Azambuja, a inauguração oficial foi feita apenas ontem pelo governador. Alckmin disse que há projeto para outra República da Melhor Idade na Cidade. ‘Desta vez será na Zona Leste, em Ermelino Matarazzo’, adiantou.

Na república, a Sociedade Pró-Moradia São Vicente de Paulo, que tem gestão social e condominial do prédio, manterá atividades de lazer, cursos de artesanato, exercícios físicos e avaliações médicas com os idosos. Os apartamentos foram adaptados com barras de ferro na parede do banheiro, piso antiderrapante, portas mais largas, interruptor paralelo e interfone no banheiro para garantir mais segurança e facilidade aos moradores.