Alckmin inaugura obra em São Sebastião

ValeParaibano - São José dos Campos - Terça-feira, 9 de novembro de 2004

ter, 09/11/2004 - 9h25 | Do Portal do Governo

Governador participa da 1ª megaexportação de carros da GM pelo porto, que foi ampliado para atender à demanda

Salim Burihan, de São Sebastião

O governador Geraldo Alckmin estará hoje em São Sebastião para inaugurar, às 10h30, os dois novos dolphins – estruturas metálicas que permitem a atracação de embarcações de grande porte – no porto da cidade.

As obras foram feitas pelo governo do Estado com o objetivo de ampliar as operações no porto. Foram investidos R$ 2,3 milhões nos dois dolphins, por meio da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A), empresa responsavél pela administração do porto de São Sebastião.

Como os dolphins ultrapassam o tamanho do cais, o porto poderá receber navios com capacidade para até 5.000 veículos. Antes, a capacidade do porto era para embarcações com capacidade para até 2.500 carros.

Alckmin também assistirá a primeira megaexportação de carros feita no porto. A General Motors exportará para o México, 4.540 veículos fabricados nas unidades de São José dos Campos e São Caetano do Sul. Serão exportados automóveis de modelos Astra, Corsa, Meriva e Montana.

A General Motors, sétima maior exportadora do país, com US$ 968,3 milhões de janeiro a setembro deste ano, de acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, utilizava até agora o porto de Santos para suas remessas internacionais.

EMBARCAÇÃO – Os automóveis serão transportados pelo navio Prince Number 1, de bandeira norueguesa, que mede 195 metros de comprimento. A GM pretende movimentar 50 mil carros por ano por meio do porto de São Sebastião.

‘Hoje, o porto está capacitado para atrair novos clientes. Com as melhorias programadas poderemos aumentar ainda mais a sua produtividade’, disse o secretário estadual dos Transportes, Dario Rais Lopes, que também acompanhará o governador hoje em São Sebastião.

Segundo Rais Lopes, o Estado deverá começar em 2005 o processo de privatização do porto (leia texto nesta página).

O porto de São Sebastião voltou a exportar veículos a partir de abril deste ano, quando a Dersa fechou um contrato com a Volkswagen para embarcar uma média de 2.000 carros por mês para a Argentina. São modelos Gol, produzidos na unidade da Volks de Taubaté.

Além da Volks, a Fiat também já utilizou o porto local, que exportou para a Argentina experimentalmente 500 veículos. A Ford fez consultas para também utilizar o local, segundo o gerente do porto, Paulo Rogério de Almeida.

Almeida afirmou que, cada embarque de carros feito por meio do porto de São Sebastião, gera 250 empregos diretos e outros 250 indiretos.

SEGURANÇA – Representantes da sociedade civil organizada, da OAB de São Sebastião e o prefeito eleito Juan Pons Garcia (PPS) pretendem aproveitar a presença de Alckmin hoje em São Sebastião para reivindicar ao governador mais segurança para o município.

‘Vou reivindicar o aumento real do efetivo da Polícia Militar. Não podemos contar com o reforço apenas no feriado e temporada de verão’, disse o prefeito eleito, Juan Pons Garcia.