Alckmin exibe trens da CPTM

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 25 de agosto de 2004

qua, 25/08/2004 - 9h16 | Do Portal do Governo

Gilberto Amendola

Ontem o governador apresentou os dois primeiros trens que foram reformados para a Linha A (Luz-Francisco Morato). O aposentado Samuel dos Santos, 72 anos, esperava o trem na Estação da Lapa. Ele parecia irritado, atrasado e preocupado com o horário. Se tivesse com quem reclamar, certamente, seria implacável. De repente: ‘Governador, olha, gosto muito do senhor, mas o intervalo entre os trens está muito grande. Será que não dava para resolver isso?’, perguntou Santos. Geraldo Alckmin sorriu e aproveitou a deixa…

Ontem o governador apresentou os dois primeiros trens reformados para operar na linha A (Luz-Francisco Morato). Alckmin embarcou na estação Barra Funda em direção à Lapa. Durante o trajeto (menos de 5 minutos), explicou as melhorias: ‘São 4 vagões em cada trem reformado, cada um comporta 250 pessoas. Logo, serão dois mil passageiros a mais. Até o final do ano, entregaremos outros 12 vagões (3 trens).’

A explanação foi interrompida com a chegada na estação da Lapa, mas a reclamação do aposentado foi respondida: ‘Em 1995, o intervalo entre os trens era de 15 minutos. Desde o início do ano, operamos com 9 minutos de espera. Hoje, com a entrega dessas duas composições, passaremos para 8 minutos. Até o final do ano, serão apenas 7’.

Os trens passaram por uma revisão geral, que incluiu, além da verificação de equipamentos elétricos e mecânicos, a recuperação do piso e dos revestimentos, pintura dos bancos, colocação de ar-condicionado e manutenção das janelas. A reforma custou R$ 10,5 milhões. O secretário de Transportes, Jurandir Fernandes, adiantou que os maiores esforços estarão na entrega, no ano que vem, da estação USP Zona Leste e melhorias em toda linha F.

Na estação da Lapa, Geraldo Alckmin quis vistoriar os banheiros públicos. Uma assessora precisou ir na frente para ‘liberar’ a entrada do governador no toalete feminino. Em poucos segundos, o governador entrou e saiu do recinto. ‘Está bom, mas ainda pode melhorar.’ Funcionários da CPTM demonstraram o funcionamento do circuito interno de TV.

Fora da estação, Alckmin cumprimentou ambulantes, taxistas e foi tomar um cafezinho em uma padaria. Lá, Lúcia Ribeiro, 60 anos, se aproximou. Simpático, Alckmin cumprimentou a mulher. Depois, perguntada sobre a conversa com o governador, respondeu ‘Governador? Ele é o governador? Voltou ao balcão e pegou novamente na mão de Alckmin: ‘Viu, já estou íntima!’.