Alckmin entrega hoje a ‘república para idosos’

Jornal da Tarde - São Paulo - Terça-feira, 31 de agosto de 2004

ter, 31/08/2004 - 9h35 | Do Portal do Governo

Hoje, às 13h, no Memorial da América Latina, ele lança projeto de moradia adaptado às necessidades do idoso

Uma ‘república para idosos’, onde pessoas carentes com mais de 60 anos poderão morar e ter atividades culturais, será anunciada hoje pelo governador Geraldo Alckmin. A partir das 13h, no Memorial da América Latina, na Barra Funda, ele explicará o funcionamento do Condomínio República da Melhor Idade, um prédio de 11 andares da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano CDHU, projetado especialmente para esse fim.

Na Rua Justo Azambuja, no bairro do Cambuci, Centro, serão entregues 66 apartamentos de 42 metros quadrados no fim do ano para seus 128 moradores. O terreno tem área total de 1.242 m2, dois elevadores, cinco salas de múltiplo uso, praça com bancos, jardins e algumas vagas na garagem.

Todos os apartamentos foram adaptados com piso antiderrapante, barras, interruptores paralelos nos quartos e interfone. O vão da porta do banheiro é maior que o normal e as janelas são mais baixas, para que os novos moradores possam se movimentar com facilidade.

O governo fará convênio com a Organização Não-Governamental Irmãs de Santa Marcelina para a realização de atividades de integração e gestão do prédio.

A idéia do condomínio-república foi resgatada de uma proposta federal de 1997 que ainda não tinha sido colocada em prática. Uma parceria entre as Secretarias de Estado da Habitação/CDHU e de Assistência e Desenvolvimento Social fez com que a idéia saísse do papel.

‘Queríamos ter um projeto diferente de abrigos e asilos para idosos’, explica Maria Helena de Castro, secretária estadual de Assistência e Desenvolvimento Social. ‘Precisávamos de algo que resgatasse a auto-estima do idoso de forma criativa e, por isso, trabalhamos em cima de uma idéia lançada pelo então ministro da saúde, José Serra.’

Quem quiser uma vaga no condomínio precisa ter mais de 60 anos, renda entre R$ 260 e R$ 520 e morar no Centro. É preciso também comprovar ter família (são, no máximo, quatro pessoas por apartamento) e o titular não pode ser proprietário de imóvel no Estado ou participar de financiamento habitacional no país.