Alckmin entrega ambulâncias, sorteia casas e inaugura obras

Comércio da Franca - Franca - Segunda-feira, 7 de junho de 2004

seg, 07/06/2004 - 9h02 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin entregou um pacote de benfeitorias em cinco cidades da região. Ele chegou ao aeroporto de Franca sábado pela manhã e seguiu de helicóptero para São Joaquim da Barra, onde entregou 18 ambulâncias convencionais e três kombis para o transporte de pacientes. Foram beneficiadas, além de São Joaquim, os municípios de Barretos, Batatais, Bebedouro, Borborema, Cândido Rodrigues, Cássia dos Coqueiros, Dobrada, Dourado, Ribeirão Bonito, Ribeirão Preto, Sales de Oliveira, Santa Cruz da Esperança, Santa Ernestina, Santo Antônio da Alegria, Taiaçu, Taiúva e Taquaral.

Acompanhado pelo secretário da Agricultura, Duarte Nogueira, pelo secretário adjunto da Segurança Pública, Marcelo Martins Oliveira, deputados estaduais Gilson de Souza (PFL) e Roberto Engler (PSDB), além do prefeito de São Joaquim, Wagner Schimidt (PMDB). Alckmin chegou à cidade as 11h e ficou por cerca de 1h15. Depois de entregar as ambulâncias, ele inaugurou as instalações do 2º Pelotão da 4ª Cia do 15º BPM e anunciou recursos de R$ 95 mil para a construção de poços artesianos.

Em seguida, o governador foi para Ipuã a fim de entregar oito carros que serão utilizados por engenheiros agrônomos da Casa da Agricultura, que desenvolvem trabalhos do programa de microbacias hidrográficas e recebeu o título de “cidadão ipuense”.

Emoção

Um dos momentos mais emocionantes da extensa agenda de ontem foi o sorteio de casas populares da CDHU, em Igarapava. Alckmin foi recebido com festa e expectativa pela população. A visita do governador marcou o sorteio de 150 casas populares, orçadas em R$ 1,1 milhão. O prefeito da cidade, Antônio Augusto Gobbi (PSDB), recebeu as chaves de uma ambulância.

Depois, Alckmin seguiu para Buritizal para entregar mais uma ambulância e encerrou a visita à região em Pedregulho, com a inauguração de uma creche no bairro Nova Pedregulho. À noite, Alckmin embarcou de volta a São Paulo no aeroporto de Franca.

Governador descarta interferência nas próximas eleições municipais

Em sua visita à região, sábado, o governador Geraldo Alckmin afirmou que não vai se envolver no destino eleitoral dos municípios do interior do Estado. Como membro do PSDB, ele disse que vê com otimismo o processo de sucessão para seu partido em Franca. Porém, se limitou em declarar que o processo cabe à cidade. “Eu vejo com otimismo, mas quero deixar claro que essas questões de política local são dos diretórios”.

A frase dita pelo governador Geraldo Alckmin, sábado, é um sinal claro da posição que o governo deve tomar no processo sucessório. Em Franca, a situação caminha a passos largos para uma divisão na base governista. De um lado, o PSDB; do outro, o PFL. “O governador tem que trabalhar para todo o Estado de São Paulo”, disse Alckmin. Há outras evidências da aparente divisão da base go-vernista em Franca: nenhum dos dois candidatos declarados da aliança PSDB e PTB, Sidney Franco da Rocha e Ary Pedro Balieiro, acompanharam ontem as atividades do governador.

Na visita, os deputados Gilson de Souza (PFL) e Roberto Engler (PSDB) tiveram assento cativo no helicóptero de Geraldo Alckmin. Ambos foram citados nos discursos do governador nas solenidades de que participou em cinco cidades. Embora ainda existam especulações sobre uma aliança entre o PFL e o PSDB na disputa pela prefeitura de Franca, as chances parecem remotas. O deputado Roberto Engler, principal liderança tucana regional, afirmou que não houve nenhuma tentativa de composição até agora. “Em nenhum momento o Gilson de Souza procurou o PSDB para esse tipo de acerto ou negociação”. O deputado não disse, entretando, se aceitaria apoiar uma chapa encabeçada pelo pefelista.

Bem-humorado, Gilson de Souza confirmou a versão de Engler, mas disse que vê a situação de maneira diferente. “Não cabe a mim interferir em assuntos internos do PSDB. Só poderia propor aliança se houvesse um gesto inicial dos tucanos de Franca”. Gilson de Souza confirmou que há grandes chances de sair candidato a prefeito de Franca. “Estou no meu melhor momento político e tenho projetos concretos para a cidade. Quando vejo o carinho que o governador Geraldo Alckmin tem por mim, fico ainda mais animado. Sei que terei um amigo no comando do governo do Estado. E quem sabe, a partir de 2006, na presidência da República”, diz, brincando com a possível candidatura da Geraldo Alckmin à sucessão de Lula. A definição sobre a candidatura de Gílson de Souza é esperada para os próximos dias.

Construção do campus da Unesp está próxima

A estada de Geraldo Alckmin em Igarapava foi marcada pela emoção. Centenas de pessoas esperaram ansiosas pelo sorteio das 150 casas populares. Muitos terminaram o sábado com um sorriso no rosto. Esse foi o caso da dona de casa Luciana dos Anjos que esperou dez anos para ver o sonho da casa própria realizado.

Mas, mesmo longe, os francanos também tiveram boas notícias. A tão sonhada construção do câmpus da Unesp (Universidade Estadual Paulista) na cidade está mais próxima. Durante a visita, o governador anunciou que a assinatura do convênio da universidade com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) deve ser na próxima quarta-feira.

Isso quer dizer que os recursos do empréstimo devem ser liberados imediatamente e a universidade poderá fazer a licitação para a contratação das obras. “É um sonho que está próximo de ser concretizado”, afirmou Alckmin. Além de Franca, o governo deve construir outros dois campi: em Rio Claro e na unidade da Barra Funda, na capital.