Alckmin encerra Congresso de Municípios

A Tribuna - Santos - 12/4/2003

sáb, 12/04/2003 - 10h22 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin estará hoje em Guarujá para participar das solenidades de encerramento do 47º. Congresso Estadual dos Municípios, iniciado na última segunda-feira, no Casa Grande Hotel.

O governador presidirá, a partir das 12 horas, a sessão solene de encerramento do encontro e receberá o título de Cidadão Santamarense, da Câmara de Guarujá.

Antes, às 9 horas, será discutido, no auditório III, o tema A Ferrovia Que Queremos. Às 10 horas, acontece o painel Cultura e Cidadania.

Durante o congresso, foram ministradas várias palestras para os milhares de agentes políticos de várias cidades. Na terça-feira, o secretário Estadual Adjunto de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, Oswaldo Massambani, ressaltou que o caminho para alcançar o desenvolvimento é a percepção da dimensão da vocação regional dos municípios e promover os incentivos às empresas, para que possam gerar renda e empregos.

Nesse sentido, ele destacou que o Estado está desenvolvendo políticas de criação de pólos da alta competência tecnológica, como o da Baixada Santista, com a expansão das faculdades de tecnologia (Fatecs).

Educação

Outro participante ilustre do congresso foi o secretário Estadual da Educação, Gabriel Chalita, que, na última quarta-feira, anunciou novos critérios para as políticas públicas voltadas à formação do jovem.

Ele disse que nenhum vereador ou prefeito poderá mais se furtar de discutir e buscar soluções para o problema da Educação, em suas comunidades, em virtude da elaboração de planos municipais, estaduais e Nacional de Educação.

Entre as metas de sua pasta, está a implantação do Programa Escola Cidadã, que prevê o fornecimento de bolsas de estudo para 25 mil universitários, que pagarão, nos fins de semana, trabalhando nas escolas estaduais, não só com os alunos, mas também com seus familiares. O objetivo do programa é enfrentar o desafio de trazer os familiares dos estudantes para a escola.

Chalita também disse que o Estado deverá investir nos professores, promovendo cursos de mestrado e que o problema dos adolescentes infratores será encarado como uma questão de Educação. Eles vão aprender a trabalhar com telefonia, telemarketing e atividades similares e farão estágios em empresas parceiras da secretaria.