Alckmin e Cafu visitam obras no Jardim Irene

O Estado de S. Paulo - 10/6/2003

ter, 10/06/2003 - 9h06 | Do Portal do Governo

Marcos de Moura e Souza


O Estado de S. Paulo – 10 de junho de 2003

Governador e jogador vistoriaram construção de sede
de entidade para atender 300 jovens

Foi uma manhã movimentada para os moradores do Jardim Irene, na zona sul da cidade. Por algumas horas, dois visitantes ilustres percorreram ruas e pontos do bairro rodeados e seguidos sempre por curiosos e fãs. Os visitantes, o lateral direito da seleção pentacampeã de futebol, Cafu, filho ilustre da região, e o governador Geraldo Alckmin, vistoriaram as obras da sede da Fundação Cafu no bairro, que está sendo erguida com ajuda da Secretaria de Esportes e Juventude do Estado. O projeto deve estar pronto em dezembro (ao custo de R$ 1,4 milhão) e atenderá cerca de 300 jovens. Cafu já ajuda outras instituições do bairro onde cresceu e onde começou a jogar bola. São de 700 a 800 crianças e adolescentes beneficiados com projetos e atividades que ele ajuda a financiar.

‘Para mim, é importante saber que o trabalho que estamos fazendo está dando certo e que estamos colhendo os nossos frutos agora. Só de o garoto já ter a consciência de que, através do esporte e da educação, ele pode ser alguém na vida, isso para mim é ótimo’, disse Cafu.

O prédio da fundação terá mais de 2.000 m2 de área construída e contará com uma quadra coberta (para a qual o Estado deu R$ 116 mil), além de brinquedoteca, salas de aulas, postos odontológicos e outros espaços para atender jovens de 7 a 17 anos. ‘É um belo de exemplo de governo e sociedade civil trabalhando juntos’, disse Alckmin.

O projeto já conta com cinco parceiros. Antes de visitar as obras, Cafu e Alckmin estiveram num campo de várzea (onde o lateral teve seus primeiros contatos com a bola). No local, o governo já construiu dois piscinões para evitar inundações do Córrego Pirajuçara e estuda projetar agora um muro de arrimo.

Cafu e Alckmin estiveram também na sede da Sociedade Amigos do Jardim Irene – uma das instituições que o jogador ajuda a manter. Dentro de 15 dias, no mesmo local, começa a funcionar um infocentro, pago pelo governo.

Enquanto caminhavam, Cafu e Alckmin distribuíram autógrafos e posaram para dezenas de fotos com moradores. O lateral, no entanto, venceu de longe a disputa pela popularidade.

Crianças, conhecidos, parentes distantes, adolescentes gritando seu nome, ex-vizinhos exibindo cartazes de boas-vindas, todos querendo a atenção do ídolo, que homenageou o bairro durante as comemorações do pentacampeonato no ano passado. ‘A última vez que eu vim aqui foi em junho e esse assédio é sempre gostoso, gratificante.’