Alckmin diz que Febem tem menos reincidentes

Diário de S. Paulo - Sexta-feira, 27 de fevereiro de 2004

sex, 27/02/2004 - 9h38 | Do Portal do Governo

RODRIGO FERREIRA

Em janeiro de 2004 o índice de jovens reincidentes na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem) foi o menor de toda a sua história. A afirmação partiu do governador Geraldo Alckmin, que destacou as atividades educativas e profissionalizantes como as responsáveis pela queda da taxa.

De acordo com a assessoria da Febem, em dezembro de 2002, a taxa de reincidentes chegava a 23,5% do total de internos. Um ano depois, o índice estava em 19,3%. No primeiro mês deste ano, de acordo com o governador, a taxa dos adolescentes que cometem novo delito e retornam à instituição ficou em 16,9%. “Bem menor do que os 25,3% registrados há alguns anos”, afirmou Alckmin.

“Hoje o jovem que está na Febem tem aulas do ensino escolar e durante parte do dia pratica atividades esportivas, culturais e principalmente profissionalizantes. Ele sai da Febem instruído e com uma profissão”, disse o governador.

“Mais de 700 jovens já deixaram a Febem com emprego garantido e nenhum deles voltou a ser internado”, disse o secretário de Educação do Estado, Gabriel Chalita.

As declarações foram feitas durante a inauguração das unidades Cedro e Aroeira no Complexo da Raposo Tavares da Febem. As duas juntas vão abrigar 300 internos com dois adolescentes por dormitório. A obra custou R$ 6 milhões. No mês de março outras cinco unidades serão inauguradas.