Alckmin detalha expansão do Metrô

Jornal da Tarde - São Paulo - Segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

seg, 20/12/2004 - 8h40 | Do Portal do Governo

Ontem pela manhã, o governador anunciou o cronograma de obras para a extensão da Linha 2 do Metrô, que vai passar pelo Ipiranga. A obra para a construção da estação que funcionará no bairro começa no início do próximo ano. Bairro vai perder 15 imóveis desapropriados

RODRIGO GALLO

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, se reuniu ontem pela manhã com empresários e moradores do Ipiranga, Zona Sul da Capital, para anunciar o cronograma das obras de extensão da Linha 2 do Metrô, que vai passar pelo bairro.

No encontro, realizado na sede distrital da Associação Comercial, Alckmin anunciou que os trabalhos para a construção da Estação Ipiranga, a terceira do projeto de ampliação da linha, começam no início de 2005. Para a execução da obra, com custo estimado de R$ 4,8 milhões, 15 imóveis precisarão ser desapropriados, entre a Rua Visconde de Pirajá e a Avenida Doutor Gentil de Moura.

‘É uma conquista para todo o bairro. Vamos expandir a linha passo a passo porque não queremos deixar o governo do Estado com dívidas e não comprometer o futuro’, disse Alckmin.

Para os moradores do Ipiranga, a novidade foi comemorada como mais uma vitória para o bairro, berço da independência do Brasil e que ainda não tinha nenhuma estação do Metrô nas proximidades. ‘É uma ótima notícia porque do jeito que está o preço do combustível teremos mesmo que usar o transporte coletivo’, disse o aposentado Dionísio Tucci, 65 anos, morador do bairro há 40 anos. ‘Além disso, será mais rápido e seguro utilizar o Metrô do que as avenidas’, completou.

O superintendente regional da Associação Comercial, Valdir Abdallah, demonstrou o mesmo otimismo em relação às possibilidades de expandir o comércio local. ‘Esta é uma das formas de atrair os consumidores para cá, com um acesso mais fácil. Sem dúvida, será a segunda obra mais importante do bairro, atrás apenas da construção do Museu do Ipiranga.’

A estação Ipiranga é a terceira, do atual plano de extensão da Linha 2, a ser construída. O novo terminal terá 8.485 m2 de área, com dois acessos, uma bilheteria, três elevadores e seis escadas rolantes. A estimativa da Companhia do Metropolitano é de que a demanda da linha suba de 280 mil usuários por dia para 369 mil, quando a estação for inaugurada.

O projeto prevê a construção de outras vias metroviárias até o bairro do Sacomã, num total de 3,4 quilômetros de novas linhas. Além disso, o governo estadual vai investir na compra de mais dois trens, com seis vagões cada.

Futuramente, outros dois terminais devem ser construídos na mesma linha. Um deles, em Tamanduateí, vai permitir a integração com a Linha D da CPTM e outro, na Vila Prudente, com a Avenida Professor Luís Inácio. ‘Os moradores do bairro já lutam por isso há muito tempo’, disse o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Ferreira.

Cronograma de obras

No encontro de ontem, o governador Geraldo Alckmin aproveitou para apresentar o cronograma das obras aos moradores. Segundo ele, a primeira parte da expansão, unindo as estações Chácara Klabin e Imigrantes, será entregue em 31 de março de 2006.