Alckmin dá aula em cursinho

Folha de S. Paulo - Terça-feira, 6 de julho de 2004

ter, 06/07/2004 - 9h41 | Do Portal do Governo

O preparatório gratuito é fruto de parceria entre o Estado e a USP

Fernanda Mena, da Reportagem Local

Sem o habitual dueto terno e gravata, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, relembrou seus tempos de professor de cursinho e ministrou ontem a aula inaugural, de química orgânica, do cursinho Pró-Universitário, que funciona na Escola Estadual Dom João, na Vila Esperança (zona leste).

O cursinho gratuito é fruto de uma parceria entre a Secretaria da Educação do Estado e a USP (Universidade de São Paulo) para atender alunos de escola pública de baixa renda.

Durante mais de uma hora, Alckmin discorreu didaticamente sobre o carbono. Ao final da explicação, na hora de fazer alguns exercícios de vestibular com a classe, Alckmin chegou a ser corrigido por um aluno. ‘Muito bem. Qual é o seu nome? Vou contratá-lo para trabalhar na Fuvest’, brincou Alckmin.

USP Leste

O Pró-Universitário foi criado como uma política de ação afirmativa delineada pela USP para auxiliar estudantes das escolas públicas especialmente no acesso aos dez cursos do novo campus da universidade instalado na zona leste de São Paulo.

No papel, o cursinho deveria dar preferência para alunos da região. Na prática, há gente de toda a Grande São Paulo. Uma das alunas é Suelen Carvalho, 17, que mora em Interlagos, na zona sul, e vai demorar cerca de duas horas para ir ao cursinho na zona leste e duas horas para voltar para casa. ‘Quero passar na USP. É minha chance’, disse.

Só na escola Dom João, foram 2.344 alunos inscritos para o processo de seleção para 250 vagas – uma relação candidato-vaga maior que a dos vestibulares de cursos como letras e fonoaudiologia na USP.