Alckmin compara rodovia a gol de Robinho

A Tribuna de Santos - 18/12/2002

qua, 18/12/2002 - 12h07 | Do Portal do Governo

Comparando a nova Imigrantes ao gol que Robinho fez na final do Campeonato Brasileiro entre Santos e Corinthians, o governador Geraldo Alckmin abriu a solenidade de inauguração da nova Imigrantes.

Alckmin classificou a segunda pista como uma solução para muitos problemas da Baixada Santista, mas que ‘‘demandam outras soluções’’. Segundo ele, o corredor de exportação do Porto de Santos ganhará ainda mais importância com a construção da Asa Sul do Rodoanel, que ligará o anel viário metropolitano de São Paulo à Anchieta, Imigrantes e à região do ABC. O projeto executivo da obra já está contratado, mas a primeira audiência pública antes da licitação da obra acontecerá apenas no ano que vem, em 20 de janeiro.

Aventura

Em seu discurso, o presidente da Ecovias, Irineu Meireles, destacou ‘‘a grande aventura’’ que a nova Imigrantes representou para seus acionistas e empreendedores, que investiram R$ 830 milhões na obra.

O ex-governador Mário Covas, que deu início à concessão do Sistema Anchieta/Imigrantes, foi a figura central da festa. Falecido em março do ano passado, Covas foi lembrado em um clip com vários momentos de suas visitas à duplicação.

Ao final do vídeo, Covas aparece em uma entrevista concedida em 1998, no último ano de seu primeiro Governo, onde fala que ‘‘seja qual for a circunstância estará presente à inauguração da segunda pista’’. Numa montagem de efeitos e entrevistas, a sensação para os presentes era de que aquelas palavras haviam sido ditas propositalmente pelo ex-governador para serem veiculadas na festa de ontem, emocionando o público.

A solenidade também contou com a presença do ex-governador do Estado, Laudo Natel, que administrou São Paulo entre os anos de 1971 e 1975. Antes disso, Natel participou dos estudos da primeira Imigrantes, inaugurada em 1976.

Bureau
Com a inauguração da nova Imigrantes, as instalações da festa serão parcialmente utilizadas pelo Santos e Região Convention & Visitors Bureau, entre os dias 26 de dezembro e 26 de janeiro. O escritório funcionará junto à Interligação Planalto para informar os motoristas sobre os atrativos e calendário de eventos da região.

Quando à reforma dos dois postos cedidos pela Ecovias terminar, na primeira semana de abril de 2003, o Bureau estará com dois endereços: um na Imigrantes e outro na Anchieta.

Mesmo Carro

O mesmo Lincoln Zephyr conversível, ano 1941, que foi o primeiro carro a passar pelas Via Anchieta, nas décadas de 40 e 50, e pela primeira pista da Imigrantes, levou o governador Geraldo Alckmin na descida de inauguração da nova Imigrantes. Atrás dele, dezenas de carros antigos de colecionadores do Touring Club do Brasil levaram autoridades e convidados por 21 quilômetros desde o Planalto até o pé da Serra.

A partir de hoje, com a abertura da nova Imigrantes ao tráfego de veículos, cada final de semana na Baixada Santista será encarado como uma temporada de verão. Pelo menos essa é a filosofia de trabalho do titular do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-6), Alberto Corazza.

Ele já garantiu a permanência dos novos 60 escrivães, 55 investigadores e 15 delegados na região durante o verão. Após fevereiro, eles também irão integrar o efetivo do Ribeira.

Da Reportagem