Alckmin assina desapropriação do Hosic

ValeParaibano - Domingo, 28 de março de 2004

seg, 29/03/2004 - 9h54 | Do Portal do Governo

Em Campos, o governador diz que nova direção assume em 15 dias; tucano encerra maratona de palestras

Claúdio César de Souza, de Taubaté

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) vai assinar nesta semana o decreto de desapropriação do Hosic (Hospital Santa Isabel de Clínicas), em Taubaté, para transformação no Hospital Regional do Vale do Paraíba.

O anúncio foi feito pelo tucano ontem em Campos do Jordão durante a cerimônia de encerramento do 48º Congresso Estadual de Municípios.

Na semana passada, o governador já havia assinado o decreto liberando os recursos para compra do Hosic. Para adquirir o hospital
da Irmandade em Taubaté, o governo de São Paulo vai desembolsar R$ 20,8 milhões, valor que engloba o valor do prédio, equipamentos e dívidas da unidade hospitalar, que possui atualmente cerca de 670 funcionários.

‘Acredito que em no máximo 15 dias o Hospital Bandeirantes já terá assumido o Hosic para realização desse sonho de todo o Vale do Paraíba que é a implantação de um Hospital Regional’, disse Alckmin, que nasceu em Pindamonhangaba e tem na região seu principal reduto eleitoral.

Ao encerrar o congresso, o tucano defendeu maior autonomia dos municípios em relação ao governo federal para evitar o ‘arrocho’ enfrentado pelas prefeituras no ano passado com a queda de repasses federais.

‘Eu sempre defendi o governo local e a federação. O Brasil é muito grande, um país continental, não tem como você ter um modelo centralizado como o atual. Tem que fortalecer a federação, dando mais autonomia aos Estados e municípios.’

CRESCIMENTO – Ao ser questionado sobre as pesquisas que apontam a queda de aprovação do governo Lula, o governador disse que o desafio do momento é o crescimento econômico.

‘A pesquisa retrata o momento, que é de necessidade urgente de crescimento econômico. É um círculo virtuoso, quando a economia cresce você gera emprego, as pessoas melhoram a renda, pagam impostos e o governo amplia a infra-estrutura. É isseo que precisa ser feito’, disse Alckmin.

Ele voltou a criticar a política econômica do governo Lula.

‘Precisamos reduzir as taxas de juros, adotar uma política monetárias mais ágil e melhorar o crédito. São Paulo deu o exemplo ao reduzir impostos’.

MARATONA – Com sua participação no encerramento do congresso em Campos, o tucano encerrou uma maratona no Vale do Paraíba iniciada na sexta-feira. Em São José, ele inaugurou a Febem (Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor) e o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar).