Alckmin anuncia criação de 3 Fatecs

O Estado de S. Paulo - Segunda-feira, 12 de janeiro de 2004

seg, 12/01/2004 - 9h20 | Do Portal do Governo

Evanildo da Silveira

O governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou, na semana passada, a criação de três Faculdades de Tecnologia (Fatecs), em Garça, Mococa e São José do Rio Preto. O primeiro vestibular, com 240 vagas, vai ser realizado no dia 1º e as aulas começarão em 1º de março.

Os campus oferecerão o curso de graduação em Informática, com ênfase em Gestão de Negócios. As unidades de Garça e São José do Rio Preto terão ainda turmas de Produção, a primeira com ênfase na área industrial e a segunda, na de agronegócio. Além dessas unidades, que oferecem cursos de nível superior, será inaugurada em 16 de fevereiro a Escola Técnica Estadual Guaianases, de nível médio. Serão 280 vagas nos cursos de Administração, Edificações, Eletrônica e Nutrição e Dietética. Os recursos, no valor de R$ 3 milhões, foram liberados pelo governo federal.

Mas os prédios das três novas Fatecs ainda não estão prontos. Enquanto as obras não forem concluídas, as aulas serão dadas nas Escolas Técnicas Estaduais (ETEs) Monsenhor Antônio Magliano (Garça), Philadelpho Gouveia
Netto (São José do Rio Preto) e João Baptista de Lima Figueiredo (Mococa).

Para erguer os novos prédios, o Estado investirá cerca de R$ 2,5 milhões, entre obras e compra de material.

O governador explicou que as três cidades foram escolhidas por causa de seus pólos econômicos. As novas Fatecs vêm juntar-se às 14 já existentes. Todas oferecem cursos de graduação, que formam tecnólogos. O objetivo é preparar profissionais para os vários setores industriais e de serviços. As turmas têm carga horária de aproximadamente 2.700 horas, em três ou quatro anos.