Alckmin anuncia bulevar na Luz

O Estado de S. Paulo - São Paulo - Quarta-feira, 1º de dezembro de 2004

qua, 01/12/2004 - 9h20 | Do Portal do Governo

Ao entregar ligação entre metrô e CPTM na Estação da Luz, governador disse que fará desapropriações

Giovanna Balogh

Toda a área deteriorada da Avenida Cásper Líbero, no centro, será derrubada no começo de 2005. A promessa do governo estadual é de que ainda neste ano será feita a desapropriação dos imóveis que cederão espaço para a construção da Estação Luz da Linha 4 (Amarela) do Metrô e de um bulevar. Pelo menos 18 imóveis serão desapropriados.

Depois de inaugurar ontem a integração do metrô com três linhas de trem na Luz, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) anunciou que, além da estação, a Cásper Líbero ganhará um bulevar. ‘Vamos derrubar prédios antigos que estão totalmente deteriorados e só ficam os prédios tombados, com valor histórico.’ Ele não deu prazos para a construção do bulevar.

Segundo o Metrô, existem planos para essa construção com alguns estabelecimentos comerciais e uma praça coberta. As obras só devem começar quando a Estação Luz e a Linha 4 (Luz-Vila Sônia) forem entregues. A estimativa para a conclusão dessa obra é para abril ou maio de 2008, segundo reafirmou ontem o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes.

‘Tudo isso vai ajudar a revitalizar a região da Luz e a região central’, comentou Alckmin. Ele disse que a Linha Amarela será a mais importante, levando diariamente 900 mil passageiros, com mais de 12,8 quilômetros e 11 estações. O investimento para todo o projeto é de quase R$ 4 bilhões.

O secretário informou que logo após o Natal será iniciado o canteiro de obras da Linha 4 nas Avenidas Ipiranga e São Luiz. ‘Será um impacto bastante representativo, com um grande canteiro de obras onde será feito o entroncamento da Linha 4 com a Estação República.’ Ele disse que os transtornos no trânsito serão pequenos por causa do auxílio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pelo fato de a maior parte das obras ser subterrânea. ‘Estamos com obras na Rua da Consolação e ninguém percebe.’

INTEGRAÇÃO

Começou ontem a integração gratuita entre a Estação Luz do Metrô e as Linhas A (Luz-Francisco Morato), D (Luz-Rio Grande da Serra) e E (Luz-Estudantes) da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Pela manhã, mais de 12 mil pessoas saíram dos trens em direção ao metrô. A expectativa era de que, até o fim do dia, 60 mil passageiros utilizassem a integração. A passagem pode ser usada diariamente das 4h40 às 23h30. A expectativa é que o tempo de viagem seja reduzido em até 20 minutos.