Alckmin anuncia 2 mil vagas de emprego para internos da Febem

Diário de S. Paulo - 12/5/2003

seg, 12/05/2003 - 9h13 | Do Portal do Governo

Regiane Monteiro


Adolescentes vão passar por cursos de capacitação e serão absorvidos inicialmente pela Secretaria Estadual de Educação. Iniciativa privada participa

O governador Geraldo Alckmin anunciou ontem a criação de 2 mil vagas de empregos para os jovens internos da Febem. A idéia, segundo Alckmin, é que os jovens deixem a unidade, depois de cumprir a pena, com a garantia de carteira assinada.

Os adolescentes vão passar por cursos de capacitação com duração de quatro meses e serão absorvidos inicialmente pela Secretaria Estadual de Educação, recebendo um salário-mínimo. “O primeiro grupo, formado em informática e biblioteconomia estará trabalhando nas escolas públicas nos próximos três meses”, garantiu o governador.

Segundo o secretário estadual de Educação, Gabriel Chalita, o dinheiro para os cursos vêm de um acordo entre a Fundação Bradesco e o Centro de Educação Paula Souza. Inicialmente, os cursos serão ministrados nas unidades da Febem Raposo Tavares, Brás e Tatuapé. No Interior, um acordo entre o Governo do estado e a iniciativa privada vai garantir novas vagas aos adolescentes internos. “Não podemos enxugar o gelo. Ou damos uma oportunidade agora ou vamos ter que nos preocupar com violência”, afirmou Chalita.

A iniciativa privada também vai entrar no projeto. O McDonald’s, por exemplo, vai oferecer 500 vagas distribuídas em suas 100 lojas no Interior do estado. Nesse caso, a própria empresa será responsável pelo curso de capacitação profissional. O programa será lançado na próxima semana, em Ribeirão Preto. “O grupo Pão de Açúcar, a rede de livrarias Saraiva e o Itaú são outras empresas que devem contribuir com o programa”, disse Chalita. “Acreditamos que serão mais mil vagas oferecidas pela iniciativa privada”, completou.

Transferência

Chalita também afirmou que até quarta-feira, 221 menores que haviam sido retirados da Febem Franco da Rocha retornarão à unidade, cumprindo determinação da Justiça. Até o fim do ano, o Governo pretende inaugurar duas novas unidades — Vila Maria e São José dos Campos —, cada uma com capacidade para 120 internos.