Alckmin antecipa ampliação da Linha Verde

Jornal da Tarde - São Paulo - Quarta-feira, 15 de dezembro de 2004

qua, 15/12/2004 - 9h05 | Do Portal do Governo

O governador vai assinar neste domingo o contrato para levar os túneis até a Estação Ipiranga. Previsão é de que a obra fique pronta em 2006

Neste domingo, o governador Geraldo Alckmin dará início aos trabalhos que levarão a Linha 2 (Verde) do Metrô até a Estação Ipiranga. Essa estação, assim como a Sacomã, estavam previstas inicialmente para começar a serem construídas somente em julho de 2007. Mas o governador decidiu antecipar as obras e assinará o contrato para tocar os túneis até a região durante a 3ª Reunião da Subcomissão de Estudos para a Implantação de Novas Linhas do Metrô, na distrital da Associação Comercial de São Paulo, que será realizada na Capital.

Os trens devem chegar ao Ipiranga até o final de 2006, depois que as estações Chácara Klabin e Imigrantes estiverem funcionando. Este prolongamento da Imigrantes até a Ipiranga vai exigir um investimento de R$ 295 milhões do governo estadual. Neste montante estão incluídos os custos com desapropriações e compra de dois trens.

Obras contam com 710 metros de túneis

Hoje, já há 710 metros de túneis escavados desde a estação Ana Rosa, sob o leito da Rua Vergueiro, em direção à Chácara Klabin. Também já estão sendo realizadas as fundações que vão sustentar as lajes e o teto da estação Chácara Klabin. Além disso, o Metrô está fazendo, ao lado da Avenida Ricardo Jafet, as fundações da estação Imigrantes, que será elevada e não subterrânea.

A previsão da equipe do governo é de que os trens cheguem a Imigrantes no primeiro semestre de 2006. Isto representará um acréscimo de 70 mil passageiros por dia nesta linha que hoje transporta cerca de 300 mil pessoas diariamente. O governo vai investir R$ 559 milhões nesta fase (Ana Rosa – Imigrantes).