Ala psiquiátrica abre brinquedoteca

Jornal da Tarde

qui, 01/04/2010 - 6h59 | Do Portal do Governo

Em parceria com patrocinador, HC entrega espaço para auxiliar no tratamento de crianças

Fantasias, bonecas, carrinhos, massinha e, principalmente, legos serão ferramentas para o tratamento das crianças e adolescentes atendidos pelo Instituto de Psiquiatria (IPQ) do Hospital das Clínicas (HC). A brinquedoteca, inaugurada ontem, será mais um espaço para que psicólogos e psiquiatras trabalhem as dificuldades das crianças.

Os pais também serão convidados a participar das atividades. Com orientação de médicos, os adultos serão ensinados a trabalhar com os filhos com dificuldade e a auxiliar o desenvolvimento das crianças por meio do brincar.

A ideia do espaço surgiu no ano passado. A necessidade de uma sala para brincar bem equipada atraiu a patrocinadora MCassab, distribuidora dos brinquedos Lego no Brasil.

“Fizemos reuniões com os psiquiatras para entender quais eram as necessidades das crianças que usam o espaço”, explica o diretor de operações da MCassab, Robério Esteves.

Equipada com dois computadores, mesas, tabuleiro de xadrez, palco e repleta de jogos e atividades lúdicas, a brinquedoteca será usada por cerca de 40 crianças diariamente. Os pais também poderão acompanhar e aprender a brincar. “O brincar é importante para o desenvolvimento geral da criança. Os pais, por terem uma criança com limitações, nem sempre sabem como agir”, afirma a coordenadora da brinquedoteca, Marisol Montero.

O Hospital das Clínicas já tem uma brinquedoteca em funcionamento na ala pediátrica, destinada às crianças internadas, também para auxiliar o tratamento.

“É na brincadeira que eles se soltam”, afirma a dona de casa C. A, de 49 anos, mãe de um paciente de 14 anos do IPQ.

Para L. S., de 35 anos, mãe de uma paciente de 15 anos, “foi preciso reaprender a brincar”. “Ela quer que eu tenha a idade dela. Quando brinco, sou irmã, colega, amiga, nunca mãe.”